Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tatuí recebe nesta sexta (05) oficina sobre Pontos de Cultura

05 de Outubro de 2018 às 12:09

O museu fica na Praça Manoel Guedes, 98, Centro. Foto: Divulgação

Tatuí recebe nesta sexta-feira (05), às 19h, uma oficina de Formação para o Edital do Pontos de Cultura do Estado de São Paulo, que deverá ser aberto nas próximas semanas. A atividade gratuita ocorre no Museu Histórico Paulo Setúbal (Praça Manoel Guedes, 98, Centro). A oficina preparatória é coordenada pela equipe de agentes mobilizadores da Política Nacional de Cultura Viva no estado de São Paulo e é direcionada a grupos, coletivos, entidades, associações, ajuntamentos, festejos da cultura urbana, rural, contemporânea ou tradicional com atuação nos últimos três anos.

Na próxima quarta-feira (10), às 19h, a oficina de formação para o edital será realizada em Sorocaba. Dessa vez, na sede da Escola de Samba Estrela da Vila com o apoio da Associação Amigos da Vila (Amivi). A escola fica na Olegário Ribeiro, 481, na Vila Fiori. No final de setembro, uma primeira oficina foi realizada em Sorocaba, no Barracão Cultural, no Centro.

De acordo com Ari Holtz Neto, agente mobilizador do Cultura Viva na Região Administrativa de Sorocaba que abrange 47 cidades, o objetivo das palestras é orientar entidades formalizadas e coletivos com atuação de três anos ou mais a participarem do edital. Os proponentes contemplados terão a atuação reconhecida pelas boas práticas sociais no campo artístico cultural por meio de repasse de recursos financeiros que poderão ser investidos em ações de formação; assistência e intercâmbio; participação social e mobilização em rede; informação, promoção e comunicação.

A expectativa é que o edital seja publicado nas próximas semanas pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Cultura do Estado. De acordo com a rede de mobilizadores, o edital premiará 500 instituições da sociedade civil sem fins lucrativos e 44 coletivos culturais sem CNPJ (informais), porém com atuação comprovada há pelo menos três anos.

O edital será dividido em duas categorias de premiação, sendo a primeira financeira, com o valor de R$ 60 mil reais para cada um dos 144 Pontos de Cultura, sendo 100 entidades de pessoa jurídica e 44 Coletivos sem CNPJ que alcançarem o melhor posicionamento no processo de seleção que será feito por uma comissão independente. Também haverá premiação de kits culturais (kit audiovisual ou kit musical no valor de R$ 12 mil cada) para 400 entidades selecionadas como Ponto de Cultura. Mais informações podem ser obtidas no blog http://pontosdeculturasp2018.wordpress.com. (Da Redacão)

Galeria

Confira a galeria de fotos