Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba terá Mostra de Curtas de Terror

15 de Dezembro de 2019 às 06:01

Sorocaba terá Mostra de Curtas de Terror O projeto colaborativo “Cemitério das moscas 2” esta na programação da mostra. Crédito da foto: Divulgação

Cenas de terror vão assombrar a lona instalada nos fundos da Biblioteca Infantil Municipal no próximo fim de semana -- dias 20 e 21. É que o espaço cultural situado na rua da Penha, 673, no Centro, sediará a 3ª Mostra de Curtas de Terror de Sorocaba, que contará com exibições de 50 filmes do gênero vindos de todas as regiões do Brasil. O evento é gratuito e a classificação indicativa é de 16 anos.

Em sua terceira edição, a mostra vai se consolidando como uma das mais significativas do País, já que abre espaço para a exibição de produções nacionais de terror e subgêneros correlatos, que geralmente ficam de fora de festivais mais tradicionais. Realizado de forma totalmente independente, o evento é produzido pela Academia Sorocaba de Cinema e Vídeo, com curadoria do cineasta Cleiner Micceno, com apoio da Biblioteca Infantil.

Micceno detalha que foi surpreendido com a procura de realizadores interessados em exibir seus curtas na mostra deste ano. Em apenas cinco dias foram inscritos 165 filmes, a maioria lançados recentemente e vindos de quase todos os Estados brasileiros -- e que mesclam nomes experientes do audiovisual brasileiro com outros da nova geração. “Para filtrar eu procurei priorizar a diversidade estética, de diferentes subgêneros, então tem desde terror trash até animações incríveis, e gêneros irmãos, como sci-fi, suspense e fantasia”, complementa.

A exemplo das duas primeiras edições, que ocorreram no Barracão Cultural e tiveram apoio da Secretaria de Cultura (Secult), o organizador acredita que o festival deva reunir um público de cerca de 300 pessoas ao longo dos dois dias. Apesar de ser um nicho bastante específico do cinema autoral independente, Micceno acredita que o sucesso da mostra tem potencial para ser transformado em festival com caráter competitivo a partir de 2020. “É esse o nosso plano. Tudo vai depender de apoios e parcerias”, sinaliza.

Sorocaba terá Mostra de Curtas de Terror “O balido interno”, do diretor Eder Deó. Crédito da foto: Divulgação

Um dos destaques da programação é o curta-metragem “O balido interno”, do diretor Eder Deó, de Caruaru (PE), que no início deste mês venceu os prêmios de Melhor Curta da Mostra Nacional e Melhor Roteiro Original da 11ª edição do CineFest de Votorantim. Outro ponto que chama atenção na mostra será a exibição do longa “Cemitério das moscas 2”, que fechará a programação no domingo. Resultado de um projeto colaborativo, o filme reúne sete curtas ficcionais de sete diretores, baseados nos sete pecados capitais. O sorocabano Cleiner Micceno foi escolhido para filmar a avareza no curta “O enterro”, que foi rodado em Jumirim e mobilizou dezenas de profissionais, entre atores e equipe técnica, da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Confira a programação completa da 3ª Mostra de Filmes de Terror de Sorocaba

Na sexta, dia 20, a mostra exibe, a partir das 18h, os curtas “Pranto” (Jaime Guimarães), “Sangue e valsa” (Leonardo Passeti), “A manicure” (Marina Stuchi), “O preço do mal” (Cristiano Souza), “Rorschach (Lucas Nascimento), “Isso é o mundo cão (Rodrigo EBA!), “Peso morto” (Luciano de Miranda), “Em cima do muro” (Hilda Lopes Pontes), “Musa pagã” (Fillipe Rodrigues ), “A história de Lia” (Rubens Melo), “Mysha” (Constantin de Tugny), “A passagem” (Tiago Trigo), “Papa figo” (Alex Reis), “290 venenos” (Petter Baiestorf), “Cova humana” (Joel Caetano), “Pop ritual” (Mozart Freire), “Dayiun -- a nuvem negra” (André Gustavo) e “Dead teenager séance (Dante Vescio e Rodrigo Gasparini).

Sorocaba terá Mostra de Curtas de Terror “Trava das trevas”, de Eduardo Boone, será exibido na tarde de sábado, dia 21. Crédito da foto: Divulgação

No sábado, dia 21, na sessão da tarde, das 16h às 16h, será a vez de “Cabeças trocadas” (Weslle Fellippe de Araújo), “Eternidade” (Flávio Carnielli), “Sede” (Marcello Trigo e Jhonny Oliveira), “O estranho sem rosto” (Lucas Martins), “Cork scream” (Felipe Barreto), “Pelano!” (Chris Mariano e Calebe Lopes), “Sobre a observação” (Thuan Vargas e Vitor Kruter), “# JURI” (Samantha Col Debella), “Sanguíneo” (Débora Espit), “Fragile” (Ramon Faria), “Shatter down: temporada de caça” (Marco T. Alves), “O mito do Silva” (Fabiano Soares), “Radium (Christian Caselli), “Nódoas” (Angelo Lima), “Trava das trevas” (Eduardo Boone), “A bruxa do terceiro andar” (Gabriel Smithy e Mateus Dias) e “Cana” (Giovani Beloto).

Ainda no sábado, na sessão noturna, a progranação inclui “Trabalhando até tarde” (L.C Borgia), “Mente aberta” (Getúlio Ribeiro), “Real life” (Camila Mezzetti), “Culpa” (José Escórcio), “Gostosuras & travessuras” (Gilberto Bruno), “Quaresma” (Adriano Gomes), “Não acorde” (Roberto Rogato), “Reflexo” (Joseph Merencio), “Hornzz” (Lena Franzz), “Love & monsters” (Izabela Baiense e Luhan Dias), “Lazarus” (Anderson Virino, Guilherme Vinicius e Victor de Souza), “Terceiro dia” (Isabella Mello), “História de ninar” (Thiago Beckenkamp), “O balido interno” (Eder Deó) e “Cemitério das Moscas 2” (produção colaborativa). (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos