Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba tem concerto ao ar livre nos jardins do Paço Municipal

09 de Agosto de 2019 às 21:00

Sorocaba tem concerto ao ar livre nos jardins do Paço A Camerata, formada por 14 músicos, tocará sob a regência do violinista italiano Emmanuele Baldini. Crédito da foto: Divulgação

Um repertório formado por peças de compositores que implodem os muros que separam o erudito do popular será apresentado pela Camerata Schaeffler neste domingo (11), às 17h, no Jardim do Paço Municipal. O concerto gratuito faz parte da 10ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba -- Schaeffler Música e integra o calendário alusivo ao aniversário de 365 anos de Sorocaba, que será celebrado no próximo dia 15.

[irp posts="19054" ]

 

Sob regência do violinista italiano Emmanuele Baldini, um dos mais importantes intérpretes clássicos em atividade no Brasil, a camerata formada por 14 músicos profissionais terá como convidada a mezzo-soprano Denise de Freitas, considerada uma das mais expressivas artistas líricas do Brasil na atualidade.

O repertório contará com peças do argentino Astor Piazzolla (1921-1992), Kurt Weill (1900-1950) e do norte-americano Cole Porter (1891-1964) que, segundo Baldini, são clássicos da música mundial e que estão acima de qualquer rótulo. “Por ser um concerto ao ar livre é sempre importante adequar a programação aos espaços e às condições nas quais se faz o evento. E por ser um momento de festa, decidimos celebrar mostrando um pouquinho do melhor da música, que recusa etiquetas e definições”, comenta.

O programa será aberto com “Libertango”, uma das composições mais conhecidas de Piazzolla -- e que terá Baldini como solista. Em seguida, ele substituirá o arco e o violino pela batuta para reger “As quatro estações portenhas”, também do compositor argentino. Denise de Freitas se junta à camerata para interpretar a canção “Yo soy María”, da ópera-tango “María de Buenos Aires” composta por Piazzolla em 1968.

Emmanuelle Baldini destaca que esta primeira parte do repertório, por si só, destaca toda a versatilidade do compositor argentino que ao longo da carreira escreveu árias de ópera, tangos para espetáculos de dança e peças sinfônicas. “Ele foi como [Heitor] Villa-Lobos, que soube caminhar acima desses rótulos. Os músicos populares o consideram popular e os músicos eruditos o consideram erudito”, diz.

Gêneros

Na sequência, o público poderá conferir peças de Kurt Weill, versátil compositor alemão que foi parceiro musical do poeta e dramaturgo Bertolt Brecht e também escreveu música dodecafônica, forma de composição com sistema simétrico, com sequências de 12 notas aleatórias.

Sorocaba tem concerto ao ar livre nos jardins do Paço Denise de Freitas é considerada uma das mais expressivas artistas líricas do Brasil. Crédito da foto: Divulgação

O programa inclui operetas de cabaré, como “Je ne t’aime pas”, com letra escrita em francês por Maurice Magre. “Aqui entramos em outro terreno, que é o de cruzamento de gêneros. O Weill escreveu algumas operetas, que vamos tocar, mas também era extremamente vanguardista. Ele era um compositor com cabeça totalmente aberta para várias direções”, complementa Baldini.

Por fim, o programa vai contemplar grandes clássicos do cancioneiro norte-americano de Cole Porter. Inclui, ainda, versões com arranjos camerísticos para as canções “Night and day”, “Love for sale” e “So in love”, que se tornaram standards de jazz interpretados por instrumentistas mundo afora.

Encontro de gerações

Formada em 2014 exclusivamente para o projeto de difusão de música clássica em Sorocaba, a Camerata Schaeffler conta atualmente com 14 músicos profissionais pertencentes à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a qual Baldini é spalla (primeiro violino), academia da Osesp e integrantes da orquestra do Teatro Municipal de São Paulo.

Responsável por arregimentar os integrantes, Baldini destaca que a Camerata carrega consigo um caráter didático, já que une no palco experientes músicos profissionais pertencentes à Osesp, com talentosos alunos da Academia da orquestra. “Desde que a camerata nasceu ela mantém essa proposta de colocar lado a lado alguns dos melhores músicos que temos com alguns dos melhores estudantes. É uma oportunidade de intercâmbio muito positiva e serve como experiência formativa para os mais jovens”, complementa, reafirmando o seu desejo de tornar a camerata um projeto fixo, com temporada regular ao longo do ano.

“Continua sendo o meu sonho. Acho que Sorocaba merece um grupo assim, até pelas características únicas que ela tem”, finaliza. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos