Buscar no Cruzeiro

Buscar

Simei Lamarca segue em definitivo à frente da Secretaria da Cultura

16 de Abril de 2019 às 22:47

Simei Lamarca segue em definitivo à frente da Secretaria de Cultura Simei Lamarca deve falar, na próxima semana, sobre seus projetos como secretário da Cultura. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (27/2/2018)

A Prefeitura de Sorocaba confirmou que o secretário de Esportes e Lazer, Simei Lamarca, acumulará a função de titular da Secretaria da Cultura de maneira definitiva. A nomeação ocorreu semana passada, depois de Werinton Kermes pedir exoneração do cargo, um dia após ser citado como investigado na operação Casa de Papel, da Polícia Civil, que apura supostas fraudes em licitações da prefeitura.

Apesar das secretarias possuírem estrutura física, de pessoal e dotação orçamentária distintas, artistas e produtores culturais temem que, na prática, o acúmulo das funções de Simei resulte na fusão informal das pastas. A prefeitura nega.

A nomeação de Lamarca foi comunicada por meio de nota distribuída no dia 11, mas não detalhava se de forma definitiva ou interina. Um dia antes, a prefeitura chegou a apresentar oficialmente o produtor Gilberg Antunes para comandar a pasta, mas, no dia seguinte, ele foi nomeado titular da Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), vindo a substituir Eloy de Oliveira, também investigado na operação Casa de Papel.

[irp posts="65755" ]

 

Cultura sem autonomia

Em carta aberta, a mesa coordenadora do Conselho Municipal de Política Cultural de Sorocaba (CMPC) afirma que, ao ser comandada pelo titular de Esportes, a atuação e andamento dos projetos da Cultura são enfraquecidos e perdem autonomia.

“Repudiamos tal medida, pois nos parece uma medida de restrição à autonomia, estrutura organizacional e prioridades da pasta da cultura, sendo a formulação da Secult uma grande conquista social a partir de muitas reivindicações da classe artística, profissionais da cultura e sociedade”.

Assinam o documento Rodrigo Cintra (presidente), Marcelo Nascimento (vice-presidente) e Ricardo Devito (secretário), que compõem a mesa diretora do órgão deliberativo.

No documento, os conselheiros relembram que a criação da Secretaria da Cultura de Sorocaba, em 2005, rompeu a histórica subordinação à Secretaria da Educação e foi fruto de “muitas reivindicações e lutas” da classe artística, e que a suposta fusão, agora com a pasta dos Esportes, “representa não somente um princípio de desmonte da pasta já tão fragilizada, como um retrocesso à classe artística, à cultura e à sociedade”.

No documento, a mesa coordenadora do CMPC destaca ainda que, a exemplo de outros governos, como no início da gestão do prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), em 2012, a tentativa de fusão da Secult a outra pasta provocou reações contrárias, com protestos de artistas e profissionais da cultura.

[irp posts="72753" ]

 

Condições necessárias

Por meio de nota, a prefeitura afirma que o secretário Simei Lamarca foi nomeado para a pasta da Cultura pelo prefeito José Crespo por entender que ele reúne todas as condições necessárias para ocupar o cargo, entre as quais liderança e gestão, além de conhecimento na área.

Sobre o histórico de atuação de Lamarca na área de política cultural, a administração municipal diz que o novo secretário “tem ampla experiência em gestão” e foi consultor em diversas empresas e indústrias multinacionais, com foco em Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho, Programas de Saúde, Programas Preventivos, de Qualidade de Vida e Assessoria Esportiva.

Acrescenta que dentre as atividades desenvolvidas estão intervenções teatrais, artísticas e musicais, entre outras.

“Como gestor está aberto a diálogos com todos os setores da Cultura, inclusive, em breve, agendará com o Conselho Municipal da Cultura e outras entidades e associações ligadas à pasta, assim como faz frente à Secretaria de Esportes e Lazer”.

[irp posts="106838" ]

 

A reportagem do Cruzeiro do Sul solicitou uma entrevista com o novo secretário que, segundo informação da Secom, só será possível de ser realizada na próxima semana.

Apesar de Lamarca acumular as funções, a prefeitura diz que as duas pastas continuarão funcionando separadas, em suas respectivas sedes: a de Esportes e Lazer, no Palacete Scarpa, e a da Cultura, no Chalé Francês, no Jardim Maylasky. (Felipe Shikama)