Buscar no Cruzeiro

Buscar

Shows de Paul McCartney alteram trânsito da região do Allianz Parque

26 de Março de 2019 às 11:32

Parte interna do estádio onde será realizado o show de Paul McCartney. Crédito da foto: Allianz Parque / Reprodução / Facebook

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar a partir das 14h algumas ruas do entorno do Allianz Parque, na zona oeste de São Paulo, para realização dos shows de Paul McCartney nesta terça-feira (26), e quarta-feira (27). A abertura dos portões está prevista para as 16h e o show terá início às 20h30.

De acordo com a CET, as interdições ocorrem na Rua Palestra Itália, entre a Praça Marrey Junior e a Avenida Pompeia. Nas ruas Diana e Caraíbas, as interdições são entre as ruas Venâncio Aires e Palestra Itália, por consequência da Rua Palestra Itália e há bloqueio do cruzamento da Rua Padre Antônio Tomás com a Avenida Francisco Matarazzo. Os organizadores estimam um público de 48 mil pessoas por dia na região por causa dos shows do ex-beatle.

Transtornos

Mas as grandes apresentações que animam fãs de artistas internacionais e jogos que levam milhares de torcedores ao Allianz não trazem a mesma alegria aos moradores do entorno da arena. De acordo com dados de um movimento de moradores das ruas do entorno da Arena Allianz Parque, em 2018 o número de eventos (shows, convenções e jogos) cresceu 15%, totalizando 63 eventos. Segundo o Allianz Parque, mais de 2 milhões de pessoas estiveram na arena em 2018.

[irp posts="91086" ]

 

Os moradores das ruas Padre Antônio Tomás, Palestra Itália, Barão de Tefé e Avenida Francisco Matarazzo relatam que em dias de grandes eventos aumentam consideravelmente os transtornos na região. Mas o problema não acontece só em dias de grandes apresentações. A noite do último dia 13 de março parecia até um dia de show ou de jogo. Milhares de fãs da banda sul-coreana K-pop BTS formaram uma fila enorme, desde a entrada do Allianz Parque até o Shopping West Plaza, a duas quadras dali. Desde o dia 18 de fevereiro, fãs do BTS se revezam em barracas no local.

A venda online para o primeiro show do BTS, que será no dia 25 de maio, durou pouco mais de uma hora após a liberação e a venda de ingressos para o show extra do dia 26 de maio, através da bilheteria oficial da arena, foi cercada de confusões. Construída entre casas, prédios residenciais, dois shoppings e avenidas de trânsito intenso, a arena Allianz Parque com capacidade para 55 mil pessoas, recebeu todos os megashows de São Paulo no ano passado, além de jogos do Palmeiras. O Estádio do Morumbi não realizou nenhum show em 2018.

Shakira já se apresentou no Allianz Parque, em São Paulo. Crédito da foto: Miguel Villagran / Getty Images

Passaram pela arena nos últimos dois anos Justin Bieber, Phil Collins, Depeche Mode, Foo Fighter, Queens of Stone Age, Ozzy Osborne, Roger Waters, Shakira, Andréa Bocelli e os artistas brasileiros Marisa Monte, Carlinhos Brown, Gilberto Gil, Alceu Valença, Frejat, Nando Reis e Ivete Sangalo entre outros. Conforme os relatos de moradores, a medida que aumenta o número de eventos na arena, aumentam os problemas na região. As reclamações vão desde os horários dos bloqueios que são realizados nas ruas e avenidas no entorno (cada evento tem um horário determinado para a realização das interdições), sujeira, excesso de barulho de torcedores logo cedo, montagem de churrasqueiras nas portas de moradores, ambulantes que vendem bebidas alcoólicas em garrafas, usuários de drogas, rojões e até o cocô do cavalo da Polícia Militar incomoda os moradores da região.

A maioria dos entrevistados admite que os problemas são muito mais intensos nos dias de jogos do que nos dias de shows. "As torcidas organizadas se acham donas das ruas Caraíbas e Venâncio Aires. Ninguém respeita. Eles começam a beber pela manhã e à tarde, na hora do jogo, estão completamente bêbados e a rua totalmente suja", conta uma moradora da rua Caraíbas, que não quis se identificar.

Em nota, a Subprefeitura da Lapa informou que nos dias de jogos no Allianz Parque as equipes de fiscalização chegam com quatro horas de antecedência à abertura dos portões e permanecem no local até a liberação do trânsito na Avenida Francisco Matarazzo. No texto, a Subprefeitura disse que em relação às churrasqueiras em dias de evento, cabe ressaltar que não são vendedores, mas sim torcedores, os quais são orientados a desocupar o passeio público imediatamente.

Sobre a preservação do sossego pública, a Subprefeitura da Lapa informou que os eventos que acontecem no Allianz Parque são autorizados conforme o estabelecido no Decreto 49.969/2008 e na Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (16.402/2016), a Lei de Zoneamento e que as autorizações emitidas pela Secretaria de Urbanismo e Licenciamento não têm ultrapassado o limite das 23h30. A Companhia de Engenharia de Tráfego informou que monitora o trânsito na região da Pompeia entre 6h e 23h, em dias de jogos e nos dias de shows.

Segundo a CET, para garantir o acesso de moradores é montada uma faixa reversível na Rua Palestra Itália, entre a Avenida Pompeia e Rua Caraíbas, e no contra fluxo da Rua Barão de Tefé. A Polícia Militar disse que para cada evento é realizado uma reunião prévia onde são planejadas e definidas as estratégias e esquema de segurança a serem desenvolvidos.

Em eventos de grande porte é desenvolvido um esquema de segurança no Allianz Parque

Segundo a PM, em eventos de grande porte é desenvolvido um esquema de segurança no Allianz Parque, denominado "super quadra", onde é feita a interdição de algumas vias do entorno da arena. Para garantir a segurança de todos os frequentadores da arena, a polícia realiza fiscalização no local e permite acesso apenas de pessoas autorizadas e portando ingresso do evento.

Em nota, o Allianz Parque informou que desde a sua concepção, o estádio foi projetado para ser a primeira arena multiuso do País, com espaço pensado para as pessoas, seja pelos níveis de conforto, segurança e conveniência ou pelo cuidado com a região do entorno da arena. O Allianz Parque investiu mais de R$ 65 milhões em obras de melhorias na região e realiza diálogo constante com a vizinhança. (Ana Paula Niederauer - Estadão Conteúdo)