Buscar no Cruzeiro

Buscar

Shopping Pátio Cianê inaugura galeria de fotos

23 de Novembro de 2019 às 00:01

Shopping inaugura galeria de fotos Vista aérea das fábricas Nossa Senhora da ponte e Santo Antônio na década de 1940. Crédito da foto: Divulgação

O Pátio Cianê Shopping inaugurou, nesta sexta-feira (22), a Galeria Cianê. Cerca de 30 fotos de quatro diferentes acervos -- Museu Histórico Sorocabano, Estúdio Sarasá, Gilberto Fernando Tenor e Sonia Paes -- foram reunidas para compor as exposições em comemoração aos seis anos da inauguração do shopping e podem ser vistas nos corredores que vão para os banheiros dos dois pisos do Bloco B.

Por trás desses seis anos de existência, são mais de 130 anos da fábrica Nossa Senhora da Ponte, inaugurada em 1882, e que expandiu com a abertura da Santo Antônio, em 1913, tornando-se uma das maiores indústrias têxteis da época. “É um espaço de memória afetiva dos sorocabanos e que conta muito sobre a história de famílias que trabalharam ali e da cidade como um todo. O Pátio Cianê Shopping não é um espaço apenas de comércio, como também de convivência e resgate histórico, bem no coração de Sorocaba”, explica Sonia Paes, responsável pela pesquisa e curadoria da mostra, ao lado de Álvaro Augusto.

Passeio histórico

Em meados de 1881, famílias tradicionais do município investiram na fabricação de tecidos para abastecer o mercado interno -- com ênfase no aproveitamento da produção local de algodão. Entre essas famílias estava a do português Manoel José da Fonseca, que enriquecera no comércio de algodão, e inaugurou, em 1882, a fábrica Nossa Senhora da Ponte e, posteriormente, em 1913, a Santo Antônio, que compõem, atualmente, o Pátio Cianê Shopping.

O público poderá conhecer gratuitamente algumas das particularidades que tornaram Sorocaba uma das maiores potências da indústria têxtil do país, no início do século 20, com o passeio histórico que será realizado no dia 1º de dezembro, às 10h, com início do tour em frente à Move (bloco A). Quem vai comandar o momento é o historiador José Rubens Incao que vai apresentar curiosidades sobre a época, como a visita de Dom Pedro II à fábrica, em 1886, e os importantes traços arquitetônicos de sua construção. Uma viagem ao passado e à história de Sorocaba.

A Galeria Cianê pode ser visitada no horário de funcionamento do shopping (das 10h às 22h), que fica na avenida Afonso Vergueiro, 823. (Da Redação)