Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sesi Sorocaba terá circo, teatro e dança neste mês

03 de Novembro de 2018 às 09:39

'Olha o palhaço no meio da rua' será apresentado domingo, às 16h, pela Trupe Koskowisck. Crédito da foto: Rafael Côvre/Divulgação.

Circo, teatro e dança compõem a programação de novembro do Sesi Sorocaba. As apresentações, com entrada gratuita, foram selecionadas no edital de Projetos Culturais Território-SP de Arte e Cultura de 2018. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, no teatro do Sesi (rua Gustavo Teixeira, s/nº, Mangal).

Num concerto musical, dois atrapalhados palhaços disputam a atenção da plateia numa competição na qual são bem-vindos todos os tipos de artimanhas e armadilhas. Este é o ponto de partida do espetáculo circense “Olha o palhaço no meio da rua”, que será apresentado amanhã, às 16h. Este é considerado um dos espetáculos mais queridos e longevos do repertório da Trupe Koskowisck, formada pelos atores e palhaços sorocabanos Geisa Helena e Alexandre Malhone.

“Olha o palhaço no meio da rua” mescla teatro de rua com números de circo e palhaços tradicionais. A montagem tem como proposta o resgate dos antigos esquetes e reprises circenses. Explorando a formação dos atores, a dupla mescla o circo e o teatro popular, em um espetáculo feito para crianças e também adultos, onde o lúdico e a ingenuidade do palhaço são o fio condutor.

Gerando espontaneamente uma divisão na plateia, que se deixa conquistar através de instrumentos convencionais e também alternativos, a dupla percebe que separados não há harmonia, portanto, se unem em prol de um grande e inusitado show.

Nos dias 24 (sábado) e 25 (domingo), às 20h, a programação do Sesi prossegue com a peça “Avental todo sujo de ovo” do Circo Teatro Guaraciaba. Escrita por Marcos Barbosa, a história é centrada em Alzira e Antero, um humilde casal de uma cidade interiorana. Há quase duas décadas, o único filho deles, um rapaz chamado Moacir, desapareceu de casa e jamais mandou notícias. Alzira buscou conforto na igreja enquanto Antero recorreu ao jogo e à bebida. Cada um deles, do seu jeito, alimenta a esperança de rever o filho. Após quase 20 anos, o reencontro com a figura de Moacir frustra as expectativas dos pais, levantado discussões sobre tolerância, amor, fé e solidariedade.

Já no dia 30 (sexta), também às 20h, o teatro do Sesi recebe o espetáculo de dança “Silêncio”, com os bailarinos Eduardo Barros e Evelin Bandeira. A montagem apresenta um casal em conflito, incapaz de se comunicar, que discute as diferenças de gênero e expõe as suas fragilidades ao público. A obra procura construir um diálogo íntimo e poético com a simultaneidade dos acontecimentos dança e projeção utilizando uma narrativa capaz de transportar a plateia para um estado de permanente expectativa.