Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sesi Sorocaba apresenta mostra de música erudita

22 de Agosto de 2018 às 07:36

Sesi apresenta mostra de música erudita Grupo Tremerata se apresenta amanhã com programa dos compositores brasileiros, além de realizar uma aula-concerto. Crédito da foto: Fabrício Rezende / Divulgação

A partir desta quinta-feira (23) até sábado (25) o teatro do Sesi Sorocaba recebe a 4ª Mostra Sesi-SP de Música Erudita, com programação diversificada que oferece ao público um panorama do gênero, com obras de compositores clássicos e contemporâneos. Todos os concertos são gratuitos e os ingressos podem ser reservados antecipadamente pelo site www.sesisp.org.br, no ícone Meu Sesi, ou retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro (rua Gustavo Teixeira, s/n, no Mangal).

Além de Sorocaba, a mostra é realizada pelo Sesi em outras 15 unidades da capital e do interior de São Paulo, com mais de 100 apresentações gratuitas, divididas em quatro séries temáticas (história da música, compositores nacionais, a música pelo mundo e crossover), de obras de grandes compositores como Bach, Debussy, Beethoven, Villa-Lobos e Astor Piazzola.

Neste ano, a novidade fica por conta do Orquestrando São Paulo, do Núcleo de Música do Sesi-SP, responsável pela abertura dos espetáculos. Resultado de um projeto que capacita profissionais de pequenas cidades para disseminar a música e o acesso à cultura, as orquestras de cada município darão início às apresentações nas unidades. O Núcleo de Música, por sua vez, forma profissionais por meio de cursos livres e gratuitos de Iniciação Instrumental. No Sesi Sorocaba, a Orquestrando São Paulo será representada pela Corporação Musical Bandeirantes, de Porto Feliz, que fará a abertura do concerto de sexta. Já o Núcleo de Música Sesi-SP - Camerata Sesi-SP fará a abertura do concerto de sábado.

Tremerata

Em Sorocaba, a abertura da mostra ocorre na quinta-feira, às 19h30, com o concerto grupo Tremerata com programa dos compositores brasileiros como Heitor Villa Lobos, César Guerra-Peixe, Ernani Aguiar e Arthur Barbosa. Antes da apresentação, às 15h, os integrantes da Tremerata conduzirão uma aula-concerto, com objetivo de levar um panorama histórico e contextual sobre os diferentes gêneros musicais, propondo um diálogo entre músicos e plateia.

[irp]

Criada em 2011 por músicos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, a Tremerata promove a música de câmara pelo prisma da igualdade e do acesso à cultura. O grupo é formado por Geovane Soares Marquetti dos Santos, Jessica Velozo Toledo Marquetti, Aparecida Luanda Freitas de Souza, Felipe Ribeiro da Silva, Iago Henrique Silva Pereira e Elizeu de Jesuz Moreira (violinos), Denis Felipe Rangel Geraldo e Vúpulos Antônio Vaplam de Souza (violas). Daniele Voiola e Alexandre Luiz Silva dos Santos (cellos) e Johnny Lamim da Silva (baixo).

Na sexta (24), às 19h30, a mostra prossegue com Jean Willian e Quinteto Bachiana Sesi-SP. Considerado dono de uma das mais belas vozes líricas do país na atualidade, Jean Willian estará acompanhado do quinteto formado por músicos oriundos da Bachiana Filarmônica Sesi-SP. Na formação de oboé, violinos, viola e violoncelo, os músicos apresentam obras de Giacomo Puccini, Bach e Villa- Lobos. A abertura ficará a cargo da Corporação Musical Bandeirantes.

O encerramento da mostra ocorre no sábado, às 19h30, com o compositor, produtor e tecladista Corciolli, que apresentará repertório autoral com músicas inéditas e composições emblemáticas de 25 anos de carreira. Autor de trilhas sonoras para cinema, o artista mescla inspirações do imaginário brasileiro -- lendas, personagens e histórias da cultura popular com letras em latim e tupiguarani, convidando o ouvinte a uma viagem pelos espaços silenciosos da alma. No palco, Corciolli (piano, sintetizadores e sequencer) estará acompanhado de Raiff Dantas Barreto (violoncelo), Leonardo Padovani (violino) e Gracieli Valverde (soprano).