Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sesc sedia oficina gratuita de desenho

15 de Outubro de 2019 às 02:20

“Livro de registro”, uma iniciativa do Centro de Memória Operária de Sorocaba, segue em cartaz até dia 27. Crédito da foto: Reprodução Facebook

 

Uma oficina gratuita de modelo vivo acontece nesta terça-feira (15), das 15h às 17h30, no Sesc Sorocaba, com participação gratuita e aberta a todos os interessados. A atividade formativa integra a exposição “Livro de registro”, da artista visual Flávia Aguilera e do Centro de Memória Operária de Sorocaba (CMOS), em cartaz no espaço expositivo do 1º andar da unidade.

O desenho, baseado em modelo vivo, é uma linguagem importante na produção artística de Flávia Aguilera, que participará como facilitadora das atividades. Esta é a segunda de uma série de três encontros, sempre tendo uma pessoa da classe trabalhadora como convidada a contar sua história e posar para ser retratada pelo público participante.

A edição de hoje receberá Antonio Carlos Kuschauski, de 60 anos, que quando criança teve sua infância roubada pelo trabalho nas plantações de café e eucalipto e nesta terça-feira, além de multi-artista, é pedreiro, marceneiro, pintor e serralheiro. Na próxima terça-feira, às 15h, mais uma oficina será realizada com a participação de Maria Aparecida Machado, que foi tecelã durante 30 anos.

Memórias narradas

Também como parte da exposição, Flávia Aguilera conduzirá no dia 24, das 19h às 21h, um bate-papo que terá a presença do escritor, historiador e pesquisador de cultura popular Carlos Cavalheiro e a documentarista, pesquisadora e professora de audiovisual Lilian Solá Santiago.

A partir da história, das artes visuais e do cinema, respectivamente, Cavalheiro, Flávia e Lilian buscarão narrar memórias pouco conhecidas, mas fundamentais para pensar relações sociais, de classe e raça, no Brasil.

Na conversa, cada um trará suas perspectivas sobre os projetos que ajudaram a desenvolver. Cavalheiro e Aguilera abordam o caso do Centro de Memória Operária de Sorocaba e Santiago apresenta a Casa da Memória Negra de Salto. O bate-papo será gratuito e os interessados deverão retirar os ingressos com uma hora de antecedência na Central de Atendimento da unidade.

A exposição

A exposição “Livro de registro” foi aberta ao público em 18 de julho e entrelaça arte contemporânea com militância política. Com curadoria de Ana Maria Maia, a mostra reúne parte da produção mais recente da artista sorocabana, fruto de uma pesquisa que, a partir da escuta de testemunhos e da organização de arquivo de documentos históricos, resulta em pinturas e desenhos que procuram dar visibilidade a um imaginário da classe trabalhadora da cidade e região.

A exposição foi divida em duas frentes, que tratam das memórias coletivas e individuais. A primeira, por meio de desenhos e pinturas em tinta óleo inspiradas fotografias antigas de grupos de operários. Já a segunda frente procura dar protagonismo ao indivíduo que faz parte dessa massa de mão-de-obra fabril.

“Livro de registro” fica em cartaz até dia 27 e pode ser vista gratuitamente de terça a sexta, das 9h às 21h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. O Sesc fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. (Felipe Shikama)