Buscar no Cruzeiro

Buscar

Série do Sesc traz cianotipia amanhã

20 de Abril de 2021 às 00:01

Série do Sesc traz cianotipia amanhã A artista Helen Carpiné explicará o processo de impressão com sais de ferro e luz solar. Crédito da foto: Divulgação

A série “Artista de Pijama”, promovida pelo Sesc Sorocaba desde agosto do ano passado, convida artistas da cidade e região para mostrar seu ateliê em casa. De maneira intimista, em cada episódio são apresentados detalhes sobre os processos de pesquisa e criação dos artistas, suas rotinas, os materiais que utilizam em seus trabalhos e outras questões, desmistificando a produção e o fazer artístico.

Em abril, a série recebe a artista visual sorocabana Helen Carpiné, que apresenta detalhes sobre seu trabalho com cianotipia, técnica que utiliza sais de ferro e a luz solar para imprimir imagens. O vídeo será publicado nesta quarta-feira (21) no canal do Sesc Sorocaba no YouTube. Após a estreia, os vídeos continuam disponíveis nesta plataforma.

No primeiro episódio da série, os artistas visuais Will Ferreira e Michel Japs falaram sobre o funcionamento do Fite, projeto criado com o objetivo de manter a produção artística do grafite em diversas áreas. No vídeo, os artistas apresentam suas inspirações e referências presentes em seus trabalhos.

No segundo, Márcio Ambrósio apresenta em seu ateliê o processo de criação de suas obras interativas e experimentais, que unem componentes eletrônicos e mecânicos com animações. Depois foi a vez de Diego Dedablio falar sobre seu trabalho em pintura e grafite que se destaca pela forte influência da linguagem regional brasileira. Também já passaram pela série Thiago Goya, Eliete Della Violla, Deka Costa, Cristiano Nascimento e Vanessa Soares. (Da Redação)