Buscar no Cruzeiro

Buscar

Semana de Artes Visuais Sem Aviso ocorrerá em 8 endereços

06 de Outubro de 2019 às 00:01

Semana de Artes Visuais Sem Aviso ocorrerá em 8 endereços A programação será incrementada com a Curva -- Feira de Artes e Impressos, marcada para o dia 26. Crédito da foto: Reprodução Facebook

Fortalecer a produção local das artes visuais por meio da realização de cursos, oficinas, ateliês abertos e exposições é um dos objetivos da primeira Semana de Artes Visuais de Sorocaba - Sem Aviso, que ocorrerá entre os dias 20 a 26 de outubro, com em oito endereços da cidade. O evento é idealizado por um grupo de espaços independentes dedicados às artes visuais sediados em Sorocaba: Fernanda Monteiro Galeria, Mofo Galeria, Pupa e Matiz Ateliê, e visa dar visibilidade à expansão das artes visuais nos últimos anos.

Ao longo da semana, um total de 21 atividades ocuparão os espaços mantidos pelos proponentes dessa iniciativa e também de parceiros, como ateliês e a sede da Fundec, em diferentes horários, seguindo uma programação diversificada que inclui exposições com a produção de artistas locais, cursos e oficinas de artes visuais, feiras de artes visuais e lançamentos de livros, encontros e conversas entre artistas, curadores e o público.

Além de dar mais visibilidade à produção artística local, a artista visual Fernanda Monteiro, gestora do espaço Fernanda Monteiro Galeria, afirma que o Sem Aviso surge com os desafios de promover a integração e o diálogo entre artistas, espaços expositivos e público em geral e incrementar o fluxo de pessoas nos espaços dedicados às artes visuais. “Percebemos que nós [artistas e galeristas] precisamos desmistificar a ideia de que arte é uma coisa elitizada, difícil e para poucos, e fazer as pessoas entenderem que é uma coisa necessária para todos”, diz Fernanda.

Aliás, o estímulo ao consumo de obras de arte também está no rol de metas traçadas pelos organizadores da Sem Aviso, que busca potencializar o mercado de artes por meio da comercialização de obras em eventos presenciais (feiras e exposições), bem como por meio de plataformas digitais.

William Leonotti, responsável pela Pupa - Eventos Criativos, destaca que a Semana de Artes Visuais é resultado da expansão do setor de serviços e do potencial da chamada economia criativa no desenvolvimento da cidade de Sorocaba. Conforme ele, o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade gera valor econômico. “Um levantamento da Firjan mostrou que em 2017, no Brasil, a economia criativa injetou R$ 171 bilhões, com potencial de crescer muito mais”, assinala.

Programação

Semana de Artes Visuais Sem Aviso ocorrerá em 8 endereços Também integra o evento a Feira do Beco do Inferno, que contará com apresentação da banda Crime Caqui. Crédito da foto: Filipa Aurélio / Divulgação

Praticamente todas as atividades oferecidas são gratuitas e abertas aos interessados. Dentre os destaques da programação estão uma exposição coletiva inédita no saguão da Fundec e lançamento dos livros “A escrita é um golpe que se imprime na pele”, de Mirella Mostoni, e “Revés”, de Fábio Florentino. A programação conta, ainda, com os cursos “Quatro exposições que marcaram a fotografia”, “Fotografia analógica: da câmera ao laboratório PB”, ambos com o artista Marco Gonçalves, e oficinas “A mulher no grafite”, com Francinne Lopes; “Oficina de modelo vivo”, com Flavia Aguilera e “Conhecendo a estética dos cartazes Punk na prática”, com Felipe Fogaça.

A programação da Semana de Artes Visuais de Sorocaba também envolve ateliês de artistas visuais Ateliê Ana Bozelli, Adriana Dias, Bia Caiuby e Elza Tortello. Também incrementam a programação da Semana a já tradicional Feira do Beco do Inferno, que ocorrerá no dia 20 (domingo), na Praça Frei Baraúna, Centro, e a Curva -- Feira de Artes e Impressos, dia 26. A grade de programação completa, com horários e locais das atividades, está disponível no site www.semaviso.com. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos