Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exposição e feira abrem a Semana de Artes Visuais de Sorocaba

20 de Outubro de 2019 às 00:01

Semana de Artes Visuais começa hoje A exposição “Sonhos nas gavetas”, das artistas Bia Caiuby e Elza Tortello, abre oficialmente o evento. Programação reúne 21 atividades em oito espaços. Crédito da foto: Divulgação

A exposição “Sonhos nas gavetas”, das artistas Bia Caiuby e Elza Tortello, e a 19ª Feira do Beco do Inferno, marcam neste domingo (20) a abertura oficial da Semana de Artes Visuais de Sorocaba (Sem Aviso). Ela prossegue até o próximo sábado (26), com uma programação que reúne 21 atividades em oito espaços da cidade.

Além da já tradicional Feira do Beco do Inferno, que ocorre das 13h às 21h, na praça Frei Baraúna, e reunirá 170 expositores, entre artistas e expositores, faz parte do Sem Aviso a reabertura da exposição “Sonhos nas gavetas”. Ela poderá ser vista neste domingo (20) das 10h às 12h no Ateliê Arte - Bia Caiuby e Elza Tortello (rua Luiz Pessutti, 160, Portal da Colina).

“Sonhos nas gavetas” permite que o visitante conheça fragmentos de processos criativos de ambas as artistas, como esboços de trabalhos desenvolvidos em diferentes fases da carreira. Além escultura, gravuras, fotos, telas e desenhos das proprietárias do espaço, a exposição inclui obras de Dagô, Luciana Ferraz, Regiane Piceratto e Tangerina Bruno. A exposição fica em cartaz até o próximo sábado e pode ser vista das 14h às 18h.

Na Fundec

Na segunda-feira (21), das 16h às 18h, a Sem Aviso prossegue com a abertura, no saguão da Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro), da exposição coletiva “Anámnesis”, que consiste nas mostras “Fadografia”, de Fernanda Monteiro, e “Alegorias de verdade”, de Marco Gonçalves. Apresentados simultaneamente no saguão da Fundec, os dois trabalhos abordam diferentes aspectos de lidar com a memória, utilizando a fotografia como linguagem. O nome da exposição, Anámnesis, é um termo de origem grega que significa “ato de trazer algo à memória”.

Produção local

O projeto da Semana de Artes Visuais de Sorocaba (Sem Aviso) tem como objetivo fortalecer a produção local das artes visuais por meio da realização de cursos, oficinas, ateliês abertos e exposições. O evento é idealizado por um grupo de espaços independentes dedicados às artes visuais sediados em Sorocaba: Fernanda Monteiro Galeria, Mofo Galeria, Pupa e Matiz Ateliê, e visa dar visibilidade à expansão das artes visuais nos últimos anos. A grade de programação completa, com horários e locais das atividades, está disponível no site www.semaviso.com. (Da Redação)

[irp posts="179334" ]