Buscar no Cruzeiro

Buscar

Semana Aluísio de Almeida começa nesta quarta-feira (4)

03 de Novembro de 2020 às 00:02

Semana Aluísio de Almeida começa nesta quarta-feira (4) Parte da programação será sediada na Casa Aluísio de Almeida. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (30/9/2020)

Começa nesta quarta-feira (4) e vai até o dia 7 de novembro a Semana de Aluísio de Almeida. O evento é promovido pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) e seus parceiros, por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult).

Diferentemente dos anos anteriores, a celebração será realizada on-line em razão das medidas de isolamento social para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Ela poderá ser acompanhada pelo link: www.facebook.com/ihggsorocaba/videos.

Os eventos serão sediados, em sua maioria, no auditório do IHGGS e na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba. A Semana ainda prestará homenagens a personalidades locais. No dia 4 de novembro será dada posse a presidentes de honra do IHGGS, às 19h. A cerimônia ocorre no IHGGS, que fica na rua Dr. Ruy Barbosa, número 84, no bairro Além Ponte.

No dia 6 de novembro, acontece a Santa Missa em homenagem à data natalícia de Aluísio de Almeida, às 17h. O encontro ocorrerá na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba

Também no dia 6, às 18h30, acontece a Sessão Magna comemorativa do aniversário de Aluísio de Almeida, considerado pai da história de Sorocaba. As homenagens também celebram o Dia Nacional do Amigo da Marinha. Esse evento também será na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte.

No dia 7 de novembro, no IHGGS, às 10h, acontece a instalação do Museu Maçônico de Sorocaba e Votorantim, promovida em parceria com o Conselho Maçônico de Sorocaba e Votorantim. Mais informações podem ser obtidas pelo número (15) 3231-1669, ou pelo e-mail: [email protected].

Aluísio de Almeida

O padre escritor Aluísio de Almeida (monsenhor Luiz Castanho de Almeida) nasceu em 6 de novembro de 1904, em Guareí, e faleceu em Sorocaba, em fevereiro de 1981. Ao longo de sua vida, publicou 22 livros e centenas de artigos sobre história, folclore, costumes, genealogia e religião. A casa que habitou, no Além Ponte, sedia o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), fundado em 3 de março de 1954. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)