Buscar no Cruzeiro

Buscar

Salto e Itu sediam programação especial da Semana Nacional de Museus

13 de Maio de 2019 às 22:29

Salto e Itu também sediam programação especial A Fábrica de Arte Marcos Amaro (Fama) terá três dias de atividades. Crédito da foto: Divulgação

Ainda como parte integrante da programação da 17ª Semana Nacional dos Museus, o Museu de Salto Ettore Liberalesso realizará uma série de visitas mediadas com foco nas tradições e costumes da cidade.

A programação especial, que também contempla visitas de grupos escolares, tem como foco três tradições locais: a Festa do Salto, que ocorre sempre no mês de setembro, os Bonecões da Barra, que saem às ruas no Carnaval, e a empada frita, declarada como bem cultural da cidade. O Museu de Salto Ettore Liberalesso fica na rua José Galvão, 104, Centro.

Já em Itu, a Fábrica de Arte Marcos Amaro (Fama), mantida pela Fundação Marcos Amaro (FMA), promove oficinas gratuitas para fomentar o debate sobre arte e cultura. A primeira, nesta quarta-feira (15), das 19h às 21h, é intitulada “Vamos prosear?”, com Aline Zanatta, do Museu Republicano de Itu, e Fernanda Morais, da Rede Museu da Energia, com mediação de Carla Borba da Fama. A discussão girará em torno das performatividades na gestão educativa de museus.

[irp posts="30514" ]

 

O segundo encontro, voltado a professores e educadores, terá como o tema a mediação de leitura e acontecerá no dia 25, às 10h, com a artista-educadora Carla Borba. Para participar é preciso se inscrever até o dia 22 em contato com o e-mail [email protected]. No mesmo dia, às 14h, crianças a partir de 4 anos e familiares podem participar da Faminha, com atividades lúdicas. Já no dia 26, das 9h às 12h, acontecerá o Piquenique Literário, atividade que faz parte do programa Ponto a Ponto, criado por Élida Marques, com rodas de conversas, mediação de leitura, sarau literomusical e troca de livros. A Fábrica de Arte Marcos Amaro fica na rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, em Itu. (Da Redação)