Resistência é o tema da escola de samba 28 de Setembro
Casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola, em registro do Carnaval de 2018. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (10/2/2018)
Agremiação carnavalesca mais antiga de Sorocaba, a 28 de Setembro levará à avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes uma história de resistência, resiliência e superação com o samba-enredo “De um canto de lamento a 28 faz uma linda canção”.
O desfile vai percorrer a história da escravidão no Brasil, 131 anos após a assinatura da Lei Áurea, e exaltar a religiosidade de matriz africana e a capacidade de superação dos negros escravizados e seus descendentes. De acordo com o carnavalesco Adriano Leite Rodrigues, o Drico, o tema samba-enredo foi desenvolvido coletivamente pela diretoria da agremiação, e também falará sobre a criação e evolução do samba.
O carnavalesco diz que a expectativa é reunir 170 foliões, divididos em dez alas, e revela que um dos momentos mais emocionantes da noite será a justamente a passagem da ala que representa os escravos, que faz crítica ao racismo institucional nos dias de hoje no e às adversidades ainda enfrentadas pelos jovens e trabalhadores negros atualmente. “É um grande desafio reverter esse tema tão sofrido e trágico em uma grande festa, mas o nosso intuito é mostrar a alegria. Vamos levar uma escola bem alegre e muito colorida”, diz.
Origem
A tradicional bateria da 28 de Setembro sempre levanta o público. Na foto, desfile de 2014. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (2/3/2014)
Fundada na década de 1970, a escola teve origem no “cordão” carnavalesco da Sociedade Cultural e Beneficente “28 de Setembro”, criada em 1945 como sucessora representação local da “Frente Negra Brasileira”, extinta pela ditadura de Getúlio Vargas. A data 28 de setembro faz alusão à Lei do Ventre Livre, assinada em 1871 pela Princesa Isabel. “A 28 é uma escola especial. Ela nunca abandonou esse lutar e mantém a tradição até hoje”, afirma o carnavalesco.
Carnavalesco da escola há dez anos, Drico afirma que, diferentemente de outros carnavais, os trabalhos no ateliê da escola tiveram início apenas em meados de janeiro, em virtude das incertezas sobre a realização do evento com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). “Estamos correndo contra o tempo. Tem muitas coisas para terminar. Estamos reciclando os materiais do acervo da própria escola ”, acrecenta. Em virtude das dificuldades financeiras -- a exemplo dos últimos anos, nenhuma escola de samba sorocabana receberá repasse da Prefeitura --, a escola levará para avenida apenas um carro alegórico que, segundo o carnavalesco, está estacionado no antigo Matadouro Municipal e será finalizado somente no dia do desfile. “Com todas essas dificuldades, a gente está se empenhando para conseguir sair, se divertir e não deixar a escola morrer. Esperamos conseguir se estruturar para voltar mais forte no ano que vem”, conclui.
28 de Setembro
Tema - “De um canto de lamento a 28 faz uma linda canção”
Compositores - Ricardo Lire e Cleverson de Freitas
Intérpretes - Ricardo Lire e Cleverson de Freitas, Maurina Carvalho, Fran Jhones, Cláudia Volcov e Taís Carvalho
Número de integrantes - 170
Alas - 10
Galeria
Confira a galeria de fotos