Buscar no Cruzeiro

Buscar

Projeto Guri abre inscrições para intercâmbio musical

23 de Janeiro de 2019 às 07:41

Projeto Guri A partir de segunda (28) também serão abertas inscrições para cursos na área de música - Foto: Reprodução/Facebook Projeto Guri

O Projeto Guri abrirá inscrições para o Musicians and Organizers Volunteer Exchange (Move) entre os dias 4 de fevereiro e 12 de março. Estão disponíveis seis vagas. Trata-se de um programa de intercâmbio e voluntariado entre as organizações musicais JM Norway, na Noruega, Music Crossroads, do Malawi, Music Crossroads de Moçambique e Amigos do Guri, membros da Jeunesses Musicales International (associação sediada na Bélgica, que reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países).

Em agosto de 2019, seis jovens músicos selecionados no ano passado, com idades entre 18 e 25 anos, irão para a Noruega, Malawi e Moçambique (dois para cada país) como participantes desse intercâmbio internacional promovido pela organização Amigos do Guri, que faz a gestão do Projeto Guri.

[irp posts="67717" ]

 

Nos três países, os jovens selecionados permanecerão por dez meses e terão a oportunidade de atuar como voluntários em projetos musicais, sociais e culturais, como festivais, competições e capacitações. Desde 2015, o Move já beneficiou 40 jovens brasileiros e estrangeiros. O programa é custeado pelas forças de paz da Noruega (Fredskorpset).

Projeto Guri Jovens brasileiros atualmente em intercâmbio: Leonardo Martins, Otávio Antoniacci, Maria Fernanda Zucchi, Lucas D’Alessandro, Miriam Momesso e e Gabriel Andres - Foto: Divulgação/Projeto Guri

Para concorrer a uma vaga é preciso ser aluno, ex-aluno ou educador da Amigos do Guri, ter no mínimo 18 anos e no máximo 25 anos, comprovar atuação no âmbito da música e apresentar certidão de quitação eleitoral. Os candidatos passarão por uma pré-seleção, seguida de uma entrevista e testes. O formulário e mais informações estão disponíveis no site www.projetoguri.org.br.

Instrumentos

Já na próxima segunda-feira (28) serão abertas as inscrições para diversos cursos na área da música pelo Projeto Guri. As vagas são para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação Casa). São oferecidos cursos gratuitos de iniciação musical, clarinete, contrabaixo acústico, canto coral, eufônio/bombardino, flauta transversal, percussão, saxofone, trombone, trompete, violão, viola, violino, violoncelo, trompa e tuba. Não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos.

Para se matricular, os interessados devem comparecer ao polo até o dia 22 de fevereiro acompanhados pelos responsáveis, portando RG ou certidão de nascimento; comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; e apresentação do comprovante de endereço. O polo Sorocaba do Projeto Guri funcionará, a partir deste ano, na Escola Pública de Cultura e Artes Ettore Marangoni, no Jardim Sandra (rua Ana Cândida Corrêa Martins, 35, no Jardim Sandra). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Galeria

Confira a galeria de fotos