Buscar no Cruzeiro

Buscar

Programação cultural comemora os 365 anos de Sorocaba

04 de Agosto de 2019 às 07:36

Programação cultural comemora os 365 anos O cantor e compositor Sergio Britto, da banda Titãs, toca no TMTV no dia 14. Crédito da foto: Silmara Cuffa / Divulgação

Shows, exibição de filmes, passeios, exposições, teatro, contação de história, entre outras atrações culturais, fazem parte da programação especial e gratuita de aniversário de 365 anos de fundação de Sorocaba, comemorados em 15 de agosto. A agenda divulgada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), também inclui atividades realizadas regularmente pela pasta.

Um dos destaques da programação é o show que o cantor e compositor Sergio Britto, da banda Titãs, faz no dia 14 de agosto, às 20h30, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo. Outra grande atração musical é o vocalista do Teatro Mágico Fernando Anitteli, que se apresentará no dia 15, às 19h30, no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim. O show faz parte do evento “Violões, guitarras e vozes na terra rasgada”, que ainda contará com a apresentação de artistas locais durante todo o dia. Também no dia 15 de agosto, às 11h, a Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba se apresentará no parque do Campolim, com o espetáculo “Elvis Presley sinfônico”, tendo como convidado especial o cantor Dalízio Moura, que interpretará os clássicos do Rei do Rock.

[irp posts="41341" ]

 

Programação cultural comemora os 365 anos

Fernando Anitteli, do Teatro Mágico, será a atração no dia 15, no Campolim. Crédito da foto: Silmara Cuffa / DivulgaçãoA Secult também promoverá apresentações musicais no Paço Municipal na semana de aniversário da cidade. Músicos sorocabanos tocarão no andar térreo do Palácio dos Tropeiros nos dias 12, 13 e 14, entre 12h e 14h.

Música e passeios

O grupo Entre Amigos, que se apresenta em sábados alternados na Biblioteca Infantil, fará shows especiais no dia 18, às 11h, no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, e no dia 25, também às 11h, nos jardins do Museu Histórico Sorocabano (MHS). Os já conhecidos passeios culturais pelo Centro Histórico e pelo Cemitério da Saudade, realizados com o historiador José Rubens Incao, também incrementam parte da programação. O primeiro ocorrerá no dia 10, às 15h, quando pais e crianças poderão participar de um passeio guiado pelo Centro Histórico e conhecer a história e as curiosidades do Mosteiro São Bento, do Monumento a Baltazar Fernandes e do Largo São Bento. A atividade necessita de inscrição prévia na Biblioteca Infantil.

A Orquestra de Violas de Sorocaba Zé Franco percorrerá alguns espaços da cidade, com cinco apresentações gratuitas em praças aos sábados, às 10h. Moradores da região do Centro, Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Éden e Vila Nova Sorocaba poderão conferir um repertório com modas como “Chico mineiro”, “Amargurado” e “Menino da porteira”. O grupo sorocabano também se apresentará gratuitamente no dia 9, às 19h30, na Casa de Aluísio de Almeida, na Vila Hortência.

[irp posts="8059" ]

 

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi, no Parque das Laranjeiras, terá no dia 18, das 14h às 20h, o evento “Tarde de todas as tribos” proporcionará apresentações de funcionários e voluntários da unidade. Já no dia 25, das 9h às 21h, será realizado o evento “Despertar das flores”, que reunirá cerca de 80 grafiteiros para um mutirão artístico no espaço público. Outra atração será o CEU em Samba, com uma grande roda de samba no dia 31, das 16h às 21h30.

Teatro e cinema

A Secretaria da Cultura lançará ainda, no dia 20, o projeto “Teatro nas escolas”, com a Cia. Tempo de Brincar. O espetáculo percorrerá todas as escolas municipais no segundo semestre deste ano, com apresentações às terças, quartas e quintas-feiras, pela manhã e à tarde. O show “Cantos de assombração” fala do mistério da vida e da morte, o medo e a coragem, com personagens e mitos em histórias cantadas, como “Boi da cara preta” e “Ciranda das caveiras”.

A programação gratuita do mês de agosto também contará com o Cine Vagão, no dia 24, às 19h, com uma sessão de cinema no vagão da Locomotiva 58, na Estação Paula Souza. O público poderá conferir o filme “O iluminado” (1980), um clássico do terror dirigido por Stanley Kubrick. No mesmo dia, às 20h, um DJ promoverá um bailinho no Barracão Cultural, com músicas dos anos 80 e 90.

[irp posts="28663" ]

 

Programação cultural comemora os 365 anos Show da banda Queen Tribute Brazil será no dia 30, também no Teatro Municipal. Crédito da foto: Silmara Cuffa / Divulgação

Outra atração será o show da banda Queen Tribute Brazil no dia 30, às 20h, no Teatro Municipal. Os músicos apresentarão clássicos eternos de uma das maiores e mais inovadoras bandas de rock de todos os tempos: Queen. No repertório, “Bohemian Rhapsody”, “We will rock you”, “We are the champions”, entre outras.

Para encerrar a programação, no dia 31, às 19h30, a Orquestra Rural de Sorocaba toca na Biblioteca Infantil. O grupo sorocabano de percussão, com ritmos tradicionais de matrizes africanas, apresentará um repertório de cocos pernambucanos, ritmo típico da Região Nordeste do Brasil com influência africana e indígena, unindo a dança de roda acompanhada de cantoria e percussão. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos