Buscar no Cruzeiro

Buscar

Presença

Fila toca, e emociona, em Votorantim

04 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Fila se apresentou durante início das comemorações da Semana de Emancipação de Votorantim.
Fila se apresentou durante início das comemorações da Semana de Emancipação de Votorantim. (Crédito: DIVULGAÇÃO SECOM VOTORANTIM)

A Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba (Fila) emocionou o público durante a abertura das comemorações da Semana da Emancipação de Votorantim, na última quarta-feira (1). Durante a cerimônia, que aconteceu no Auditório Municipal “Francisco Beranger”, foi exibido o filme “Votorantim e sua Emancipação”, com imagens históricas da cidade durante as décadas de 50 e 60. A trilha sonora, que foi executada ao vivo, como acontecia antigamente nas exibições de filmes e espetáculos, ficou por conta da Fila Sorocaba.

Entre as imagens exibidas, há pessoas nas ruas, trabalhadores em fábricas, desfiles e partidas de futebol no estádio do Clube Atlético Votorantim, atual Estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri. A parte final mostra cenas da campanha pelo “sim”, a favor da emancipação. O encerramento conta com imagens de Pedro Augusto Rangel, primeiro prefeito eleito de Votorantim, nas ruas da cidade.

As imagens, captadas originalmente em película 16 milímetros, foram projetadas em uma tela e gravadas com um equipamento digital. Esse trabalho foi feito nas dependências do auditório municipal. O material, agora registrado em formato digital, está disponível nas redes sociais da Prefeitura e será melhor preservado para as futuras gerações. Segundo a Secretaria de Cultura e Lazer, o objetivo é manter viva a memória de Votorantim e valorizar os feitos da população. 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos