Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura de Sorocaba realizará arraial no Parque dos Espanhóis

01 de Julho de 2018 às 13:42

Após a polêmica devido ao cancelamento dos shows de artistas locais na 39ª Festa Junina Beneficente de Sorocaba, a Prefeitura anunciou ontem, por meio de nota, que ao invés de promover essa programação cultural no recinto da Festa Junina, ela será realizada no Arraial da Cultura, que ocorrerá no Parque dos Espanhóis. "A programação está sendo montada ainda", comunicou o órgão.

A nota, enviada pela assessoria de imprensa, informa que "a opção de não realizar shows com os artistas locais na Festa Junina Beneficente ocorreu por cautela, já que a legislação proíbe essa atuação à administração". A Prefeitura recorda que foi movida uma ação pública, sob a acusação de improbidade em 2011, contra o prefeito e o secretário de Cultura da época, justamente por eles terem contratado shows para esse mesmo evento, e essa ação ainda não foi concluída.

No entanto, 23 artistas regionais já tinham sido selecionados em um edital de chamamento realizado pela Secretaria da Cultura e Turismo de Sorocaba (Secultur) para se apresentarem no Palco 2. Somente na última quinta-feira (28), na véspera da cerimônia de abertura da festa, é que a pasta comunicou que não participaria mais do evento, atendendo orientação do departamento jurídico da Prefeitura, por se tratar de um evento particular, já que o órgão municipal não é o realizador da festa.

De acordo com a Prefeitura, essa atribuição foi delegada por meio de edital de chamamento, publicado no dia 8 de março no Jornal Município de Sorocaba.

Quem assumiu a responsabilidade pelo evento foi a Afejubes, associação formada por 33 entidades filantrópicas, que não têm fins lucrativos e que desenvolvem suas ações em Sorocaba. Essa associação contratou os shows com artistas de renome, mas o palco com artistas locais foi iniciativa da Prefeitura.

Ontem, o Mais Cruzeiro divulgou que com a polêmica, a Afejubes e o Centro Hípico Pagliato assumiram a programação do Palco 2. Eles informaram que o palco secundário terá apresentação diária, com ou sem indicação de artistas por parte da Secultur. De acordo com a associação, a Secultur tem feito indicações dos artistas selecionados no edital, "mas não obrigatoriamente todos serão convocados, pois já não é de responsabilidade da Afejubes e Pagliato este chamamento".

A festa ocorre em recinto fechado no Parque das Águas, no Jardim Abaeté.