Cultura

Pinacoteca Municipal sedia exposição ‘Hiléia’

São 55 fotografias de Antonio Saggese, tiradas em viagens pelas matas e igarapés paraenses
Trabalho é uma tentativa de capturar os momentos mais significativos da vida amazônica. Crédito da foto: Divulgação

A Pinacoteca Municipal de Sorocaba sedia a mostra “Hiléia”. São 55 fotografias de Antonio Saggese, tiradas em viagens pelas matas e igarapés paraenses. Quem for ao local poderá conferir o olhar diferenciado do fotógrafo em suas obras, as quais não se encaixam nem como “fotografia de natureza” e nem nas categorias de documentação, ou denúncia. Porém, exibem as belezas naturais amazônicas a partir de imagens fruto de duas séries de trabalho do artista: “Hiléia” e “Yg”.

Na tentativa de capturar os momentos mais significativos da vida amazônica, Saggese colocou-se em meio à mata para construir uma justaposição de elementos heterogêneos que representassem o local, utilizando-se de sombras e contrastes para dar um toque especial às suas obras. Como resultado de seu trabalho, a mostra foi vencedora do Prêmio Brasil de Fotografia na categoria Ensaio Impresso de 2017.

Leia mais  Mãe denuncia agressão a criança de quatro anos em escola pública

Antonio Saggese é graduado em Arquitetura e mestre e doutor em Filosofia (Estética). Dedica-se à fotografia desde 1969 e em 1983/84, foi a Milão fazer estágio em estúdios de fotografia de móveis e design, além de programas de aperfeiçoamento. Atualmente, trabalha como docente e realiza trabalhos em fotografia nas áreas de arquitetura, design e documentação de obras de arte.

A mostra é realizada em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e foi selecionada pelo Edital de Chamada Pública para Exposições Itinerantes da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

“Hiléia” ficará aberta para visitação até o dia 9 de fevereiro, de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h. A Pinacoteca Municipal está localizada na rua Afonso Vergueiro, 280, Centro (no Chalé Francês, situado no Jardim Maylasky). Mais informações: (15) 3231-1026. (Da Redação)

Comentários