Buscar no Cruzeiro

Buscar

‘Piedade’ na mostra do Dia do Cinema

19 de Junho de 2020 às 00:01

‘Piedade’ na mostra do Dia do Cinema O filme, dirigido por Cláudio Assis, está disponível na plataforma do Espaço Itaú de Cinema. Crédito da foto: Divulgação

Por mais que exista controvérsia quanto ao Dia do Cinema Brasileiro -- 19 de junho ou 5 de novembro? --, esta sexta é importante, porque marca o início de uma promoção imperdível do Espaço Itaú de Cinema. O cinéfilo, e não apenas o paulistano, sabe que o conjunto de salas da rua Augusta, na capital, tem sido o abrigo da produção brasileira e independente internacional. Pois hoje o Espaço inicia um festival de pré-estreias em seu site, e em parceria com a plataforma Looke Eventos Paralelos.

Serão 11 filmes brasileiros e oito estrangeiros -- 19, no total. Além de numericamente privilegiar a produção nacional, e por se tratar do Dia do Cinema Brasileiro, um dos onze já esta disponível desde a meia-noite. “Piedade” é o novo (grande filme) de Cláudio Assis, o mais brilhante diretor de sua geração e um gigante do cinema pernambucano -- com Kleber Mendonça Filho, claro.

A seleção do Espaço Itaú Play no festival de pré-estreias on-line, que vai até dia 29, terá filmes de São Paulo, Rio, Pernambuco, Bahia, Ceará, Minas e Rio Grande do Sul. Os estrangeiros também são produções de sete países -- Afeganistão, Alemanha, Áustria, China, França, EUA, Turquia. Destacam-se o “Liberté”, de Albert Serra, autor catalão tão e até mais transgressor que Cláudio Assis, e a história jamais contada da primeira cineasta do mundo, Alice Guy-Blanché. Toda essa programação riquíssima e variada estará disponível a partir de sexta, e “Piedade”, de graça, por um dia, para festejar não apenas o cinema brasileiro, mas a autoralidade. Só filmes de autor.

Cada um permanecerá disponível durante 48 horas, a um ingresso no valor de R$ 10, exceto “Piedade”, que, por ter seu primeiro dia de graça, terá mais tempo no ar. Do total arrecadado, 20% do valor será destinado à Associação Brasileira da Produção de obras audiovisuais (Apro), para auxiliar os profissionais do audiovisual afetados pela pandemia. E, após a exibição on-line, os títulos desse festival entrarão em cartaz no circuito Itaú Cinemas, em datas a serem definidas posteriormente, conforme plano de retomada das autoridades sanitárias. (Luiz Carlos Merten -- Estadão Conteúdo)