Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pianista italiano Luca Maringola apresenta recital na Fundec

20 de Setembro de 2018 às 08:07

Luca Maringola apresenta recital na Fundec O pianista italiano interpretará peças de Scarlatti, Betthoven, Chopin e Prokofieff - Foto: Divulgação

Em nova temporada brasileira, o jovem pianista italiano Luca Maringola se apresenta nesta sexta-feira (21) em Sorocaba. No recital de piano solo, o destacado instrumentista interpretará peças de Scarlatti, Betthoven, Chopin e Prokofieff.

Segundo a professora de piano do Instituto Municipal de Música de Sorocaba (IMMS), administrado pela Fundec, Lúcia Helena Bismara, o recital será "uma excelente oportunidade para o público conhecer a evolução da forma sonata, desde o período barroco até o contemporâneo. Programa imperdível para estudantes e apreciadores de música”. No programa deste recital, o público poderá apreciar as peças “Sonata em ré menor K213”; de D. Scarlatti; “Sonata em do maior K545”, de Mozart, “Sonata op. 57 ‘Appassionata”, de Beethoven, “Sonata op.35 em si bemol menor”, Chopin e Sonata n.2 op. 14, de Prokofieff. Luca já se apresentou em recital na Fundec em sua primeira turnê brasileira, em 2016, retornando em 2017 como solista convidado da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, no IV Concerto de Beethoven, sob a regência de Eduardo Ostergren.

Luca Maringola nasceu em 1994 na cidade de Pavia, região de Milão -- Itália. Iniciou seus estudos musicais aos seis anos de idade inicialmente com o violão. Passou logo a estudar no Instituto Musical Vittadini da sua cidade, e aos 10 anos passou a dedicar-se ao piano como aluno de Silvia Belfiore, com quem diplomou-se em 2014 com a nota máxima no Conservatório de Alessandria. Graduou-se em 2018 com a nota máxima pelo Conservatório “Verdi” de Milão, na classe de Marco Rapattoni. Frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento de renomados mestres quais Franco Scala, Anna Maria Bordin, Massimo Paderni, Daniela Ghigino e o sorcanabano radicado na Itália Fabio Luz. Ao longo da carreira, já realizou concertos em diversas cidades da Itália e no exterior.

Serviço

Recital - Luca Maringola

Sexta-feira (21), 20h

Sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro)

Ingressos R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) -- à venda amanhã, a partir das 8h30 na Fundec