Buscar no Cruzeiro

Buscar

Parque dos Espanhóis recebe shows cover de Elvis e Abba

12 de Outubro de 2019 às 00:01

Parque dos Espanhóis recebe shows cover de Elvis e Abba O sorocabano Vinícius Rodrigues promete cantar os maiores sucessos de diferentes fases da carreira de Elvis. Crédito da foto: Márcio Monteiro / Divulgação

Elvis Presley e a banda sueca Abba serão homenageados em shows gratuitos que ocorrem hoje, a partir das 18h30, no Parque dos Espanhóis, na Vila Assis. Os tributos fazem parte do evento realizado pela Prefeitura em comemoração pelos 11 anos do parque.

Os grandes sucessos da carreira de Elvis Presley serão revisitados pelo cantor sorocabano Vinícius Rodrigues, que já foi finalista de um concurso internacional de imitadores do Rei do Rock. Em seguida, o grupo Abba The Music relembra a trajetória da banda sueca de maior sucesso no mundo nos anos 1970, responsável pela marca de 250 milhões de discos vendidos. Liderado pela cantora sorocabana Mari Moraes, o Abba The Music faz um tributo à banda escandinava relembrando sucessos dançados por várias gerações como “Dancing queen”, “Mamma Mia”, “Fernando” e “Waterloo”.

Caracterizado de Elvis da cabeça aos pés -- vestindo réplica de um icônico macacão da década de 1970 --, Vinícius Rodrigues promete cantar os maiores sucessos de diferentes fases da carreira de Elvis, acompanhado de playback com arranjos idênticos aos originais. As interpretações serão entrecortadas por relatos de algumas histórias curiosas sobre a vida e a obra de um dos mais significantes ícones da cultura pop do século 20. “Como vou apresentar um repertório na ordem cronológica, gosto de contar algumas histórias para contextualizar a apresentação”, afirma.

A playlist preparada para o show, adianta o cantor, reúne canções desde a fase inicial do cantor, que flertava com o rockabilly e o consagrou como o título de Rei do Rock ainda na década de 1950, com músicas como “Blue suede shoes”, “Hound dog” e “Tutti frutti” até a fase de arranjos mais elaborados da década de 1970, como “A little less conversation”, passando pela fase dos filmes de Holywood, como “Love me tender” e “Can’t help falling in love”.

Cantor versátil com voz grave e potente, Vinícius comenta que ouviu Elvis pela primeira vez aos 11 anos e começou a cantar as primeiras músicas do astro aos 16, logo após aprender os primeiros acordes no violão. “Com o tempo fui conhecendo melhor o repertório e pesquisando mais sobre a história dele”, acrescenta o sorocabano que em 2015 foi finalista de um concurso de imitadores de Elvis realizado Memphis, nos Estados Unidos, pela Elvis Presley Enterprises, empresa que gerencia os ativos do artista.

Homenagem

Parque dos Espanhóis recebe shows cover de Elvis e Abba Mais que imitar, o grupo Abba The Music busca homenagear a banda sueca ao relembrar seus sucessos. Crédito da foto: Nah Germano / Divulgação

Na sequência, a partir das 20h, o público poderá conferir o tributo Abba The Music, que procura revisitar os maiores sucessos do grupo com a mesma energia e o carisma do grupo sueco. Apesar do alto grau de fidelidade dos arranjos instrumentos e dos timbres vocais -- a referência para a montagem do espetáculo foi o vídeo de um show histórico no Estádio de Wembley, em 1979, quando a banda estava no auge --, Mari assinala que não se trata de um projeto cover e sim de uma homenagem ao grupo. “A gente procura ser fiel, usa perucas e figurinos muito próximos aos originais, para que essa homenagem seja a mais justa possível”, diz.

Além de Mari Moraes, que interpreta Agnetha, o quarteto é completado por Talina Correia, Thay Henrique e Lucas Zago e dirigido pelo maestro e diretor musical Davi Fernandes. Segundo Mariana, no tributo o público é convidado a fazer uma viagem no tempo, dançar e cantar clássicos do grupo e algumas “canções lado B”. No show, com aproximadamente 1h30 de duração, o quarteto é acompanhado por uma banda formada por Douglas Felix (baixo), Caio Nunes (bateria) e Tiago Torres (guitarra).

Mari Moraes comenta que o projeto surgiu há três anos, com intuito de acalentar os fãs brasileiros de diferentes gerações que rememoraram -- ou foram apresentados ao grupo -- pelos filme “Mamma Mia!” (2008) “Mamma Mia: Lá vamos nós de novo!” (2018). “O filme ajudou a dar mais visibilidade e o público se ampliou, hoje [nos shows] gente também vê bastante jovem [...] Abba é um grupo muito família e é muito legal ver pais, filhos e netos curtindo as músicas juntos ”, complementa a cantora.

A festa, que contará com essas duas apresentações musicais que relembram dois ícones da música internacional, tem o intuito de celebrar o Parque dos Espanhóis, que homenageia uma das maiores colônias imigrantes a fixar residência na cidade, os espanhóis, e que compõem a maior parte dos habitantes do bairro. Inaugurado em 12 de outubro de 2008, desde então o espaço vem sendo palco de eventos e atividades culturais na zona Leste. O espaço fica na atura do nº 1.000 da rua Dr. Campos Salles, na Vila Assis. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos