Buscar no Cruzeiro

Buscar

Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba homenageia a Independência

31 de Agosto de 2018 às 07:51

Filarmônica homenageia a Independência O programa do concerto inclui a execução de três obras cívicas. Crédito da foto: Divulgação

A Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba, mantida pela Associação de Eventos Culturais (Assec), apresenta no domingo (2), às 10h30, na Sala Fundec, um concerto em homenagem à Independência do Brasil. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e podem ser adquiridos nesta sexta (31), das 8h às 18h, ou no domingo, a partir das 9h30, na Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro).

De acordo Denis Vieira, regente da Filarmônica Jovem, trata-se de um espetáculo de música sinfônica que homenageará a Independência do Brasil, comemorada no dia 7 de Setembro. A apresentação, segundo ele, visa promover e restaurar a importância do patriotismo na cidade, desenvolvendo a formação do caráter e da cidadania do jovem.

O programa inclui a execução de três obras cívicas: o “Hino nacional” de Francisco Manuel da Silva (1909), “Hino da bandeira” de Olavo Bilac (1906) e o “Hino da independência” de Evaristo da Veiga (1909) e contará com a participação da soprano Eliane Pereira. O repertório também abrange músicas conhecidas do grande público, como obras do cantor Michael Jackson e músicas tema dos filmes infantis “Frozen”, “A Bela e a Fera” e do espetáculo “Disney on Parade”.

[irp]

Criada há 22 anos, a Filarmônica Jovem é um projeto oriundo da Assec, associação fundada por empresários em 1987 com intuito de promover eventos culturais em Sorocaba. Como é característica das filarmônicas -- essa a diferença para as orquestras sinfônicas --, a orquestra é mantida com a contribuições da iniciativa privada e, segundo o maestro, possui projetos de captação de recursos aprovados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, e o Programa de Ação Cultural (ProAC-ICMS), da Secretaria Estadual de Cultura.