Buscar no Cruzeiro

Buscar

Oficinas e workshops estão na programação do Ilustra Comic

24 de Novembro de 2018 às 10:01

O Ilustra Comic acontece no Sesc Sorocaba. Crédito da foto: Reprodução

A programação do Ilustra Comic Fest será aberta neste sábado (24), às 10h30, no Sesc Sorocaba, com a oficina “Técnicas ilustrativas: giz pastel oleoso”, conduzida por Marcel Bartholo. Às 14h, Ivo Favero ministra a oficina “Caricatura: demonstração do processo de uma caricatura digital”.

Considerado um dos mais destacados roteiristas dos quadrinhos brasileiros, Lillo Parra (premiado por adaptações de Shakespeare como “Sonho de uma noite de verão” e “A tempestade”), conduz o workshop “Roteiro: princípios básicos de narrativa para quadrinhos”, também neste sábado, às 15h30. As atividades são gratuitas e participar é necessário retirar o ingresso com a partir das 10h na central de atendimento.

[irp posts="46058" ]

 

A programação deste sábado será encerrada às 16h30 com um bate-papo que traz Sidney Gusman, editor da Mauricio de Sousa Produções, Rafael Calça e Jefferson Costa, autores do álbum “Jeremias Pele”, para falar sobre o panorama de produção das graphic novels para o mercado de quadrinhos brasileiro. Além desse tema, os artistas também falarão sobre o processo criativo do álbum Jeremias “Pele” e sua importância ao tratar do tema racismo e representatividade.

Domingo

No domingo (25), o Ilustra Comic Fest prossegue a partir das 10h30 com a oficina “Técnicas Ilustrativas: arte final em nanquim”, com o físico e ilustrador Michell Ed. Além de fazer experimentação com a tinta nanquim, os participantes poderão conferir o processo de arte final e as diferentes soluções possíveis para o acabamento do desenho. Os ingressos para participar é necessário retirar o ingresso a partir das 10h na central de atendimento da unidade.

Os caminhos independentes para as publicações de quadrinhos serão discutidos no bate-papo que ocorre domingo, às 14h, com Sergio Chaves, da editora Café Espacial; Daniela Cantuária e Douglas Utescher, da editora Ugra Press; e Rogério Saladino, da Jambô. Também às 14h, o premiado ilustrador de mangá, Kaji Pato, participa de bate-papo com o público, onde falará sobre sua produção de quadrinhos, com ênfase no estilo mangá.

Às 16h30, o público poderá participar da demonstração do processo passo a passo de pintura digital com Úrsula Dorada (Sula Moon) ilustradora que atua na indústria de games (Activision Blizzard e Riot Games).

A programação termina às 17h, com esse bate-papo com os quadrinistas Laudo Ferreira, Germana Viana e Lillo Parra com Marcel Bartholo. Os artistas falarão sobre a produção nacional de quadrinhos de terror. Os convidados falam das suas publicações: “Zé do Caixão”, “Gibi de Menininha” e “Mestres do Terror e La Dansarina”. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos