Buscar no Cruzeiro

Buscar

Oficina orientará artistas sobre edital para Pontos de Cultura

14 de Setembro de 2018 às 07:44

Diante da expectativa de que seja publicado, nas próximas semanas, o edital de premiação da Rede de Pontos de Cultura, a equipe de agentes mobilizadores da Política Nacional de Cultura Viva no estado de São Paulo realiza oficinas preparatórias voltadas a coletivos e grupos artísticos. Em Sorocaba, a oficina ocorrerá no dia 22 (sábado), a partir das 16h, no Barracão Cultural (avenida Dr. Afonso Vergueiro, ao lado da antiga Estação Ferroviária).

A atividade é voltada a grupos e coletivos artísticos das cidades de Sorocaba, Votorantim, Araçoiaba da Serra, Alumínio, Piedade, Iperó e Salto de Pirapora. Também na Região Metropolitana de Sorocaba está agendada uma oficina em Itapetininga no dia 19 (quarta), às 19h, no Centro Cultural Histórico Brasílio Ayres de Aguirre. (Largo dos Amores, Centro).

[irp]

 

De acordo com Ari Holtz Neto, agente mobilizador do Cultura Viva na Região Administrativa de Sorocaba que abrange 47 cidades, o objetivo das palestras é orientar entidades formalizadas e coletivos com atuação de três anos ou mais a participarem do edital. Os proponentes contemplados terão a atuação reconhecida pelas boas práticas sociais no campo artístico cultural por meio de repasse de recursos financeiros que poderão ser investidos em ações de formação; assistência e intercâmbio; participação social e mobilização em rede; informação, promoção e comunicação.

A expectativa é que o edital seja publicado nas próximas semanas pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Cultura do Estado. De acordo com a rede de mobilizadores, o edital premiará 500 instituições da sociedade civil sem fins lucrativos e 44 coletivos culturais sem CNPJ (informais), porém com atuação comprovada há pelo menos três anos..

O edital será dividido em duas categorias de premiação, sendo a primeira financeira, com o valor de R$ 60 mil reais para cada um dos 144 Pontos de Cultura, sendo 100 entidades de pessoa jurídica e 44 Coletivos sem CNPJ que alcançarem o melhor posicionamento no processo de seleção que será feito por uma comissão independente. Também haverá premiação de kits culturais (kit audiovisual ou kit musical no valor de R$ 12 mil cada) para 400 entidades selecionadas como Ponto de Cultura. Mais informações podem ser obtidas no blog http://pontosdeculturasp2018. wordpress.com.