Buscar no Cruzeiro

Buscar

Obras de 17 artistas retratam a atuação do Ministério Público

03 de Setembro de 2018 às 07:27

Obras estão expostas na Fundec e mostra segue até 21 de setembro, com entrada gratuita. Foto: Erick Pinheiro

Sorocaba é a primeira cidade a receber a itinerância da exposição “Retratos da Cidadania” que, pelo olhar de 17 artistas, aborda a atuação pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. A exposição foi aberta na noite de sexta-feira, no saguão da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), e poderá ser vista gratuitamente até 21 de setembro.

Produzida juntamente com a agência VML, parceira pró-bono do MP desde 2013, a exposição reúne trabalhos em telas e esculturas inspirados em entrevistas de promotores de Justiça, cidadãos e especialistas na composição de seus trabalhos. A montagem em Sorocaba foi coordenada pelo promotor de Justiça Antonio Domingues Farto Neto.

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Smanio, participou da abertura da mostra. Foto: Erick Pinheiro

Para o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Smanio, que veio a Sorocaba para a abertura da mostra, a exposição é uma prestação de contas, a partir da sensibilidade desses grandes artistas, do trabalho do Ministério Público em favor da sociedade. “Escolhemos a arte [para visibilizar e valorizar o Ministério Público] porque é uma forma de comunicação lúdica, que desperta a sensibilidade e atinge emoções das pessoas. No nosso dia a dia, a gente lida com documentos, petições. A gente fornece relatórios para mostrar para as pessoas o que aquela atividade do Ministério Público representou, mas o artista consegue representar essa atuação, de maneira inovadora e até surpreendente, que acaba atingindo as pessoas de uma maneira mais profunda”, afirmou.

Integram a mostra os artistas Lygia Pires, Pedro Luis Soares, Bernardo Abreu, Nathália Marçal, Henrique Campeã, Alberto Lazarini, Hiram Denf, Gabriel Coimbra, Rodolfo Martins, Henrique Cencini, Carol Coimbra, Feppa Rodrigues, Shun Izumi, Julia Belik, Debora Seiva, Pedro Drunska e Vinícius Marada. A escolha dos artistas e a curadoria da exposição foram realizadas pela agência VML e a impressão e montagem das artes pela BPrint Comunicação Visual, que atuaram de forma voluntária.

Histórias

Trabalhos em telas e esculturas foram inspirados em entrevistas de promotores de Justiça e cidadãos. Foto: Erick Pinheiro

O retorno para os cofres públicos do dinheiro desviado pelo ex-prefeito Paulo Maluf; o impulso à criação de mais de 85 mil vagas em creches; a operação que gerou a prisão da ex-prefeita de Ribeirão Preto Dárcy Vera; o fim de um programa ilegal de retirada de rins de cadáveres; a repatriação de mais de US$ 4 milhões em obras de arte adquiridas e desviadas ilegalmente pelo banqueiro Edemar Cid Ferreira; a cassação de políticos eleitos após o uso de candidaturas fantasmas de mulheres. Essas são algumas das histórias retratadas na exposição.

Além das obras, os visitantes da exposição também poderão conferir todas as entrevistas, em vídeo, que foram entregues aos artistas e serviram de influência para suas produções. Além de promotores públicos, o material reúne relatos de pessoas beneficiadas pela atuação do MP, como mulheres atendidas pelo projeto Guardiã Maria da Penha -- programa de proteção de mulheres vítimas de violência doméstica --, catadores de material reciclável que deixaram a invisibilidade após a extinção do lixão de Presidente Prudente e a consequente abertura de um aterro controlado, e crianças, jovens e adultos que conquistaram o nome de seus pais por meio do projeto Encontre Seu Pai Aqui. Após Sorocaba, a itinerância prosseguirá em Santos e Ribeirão Preto.

Serviço

Exposição “Retratos da Cidadania”

Até 21 de setembro

De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Entrada gratuita

Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro)

Galeria

Confira a galeria de fotos