Núcleo de Artes Cênicas da Fundec apresenta espetáculos
As peças “Histórias de morte” e “Mulher -- o negro do mundo” têm direção do também professor e ator Mario Persico. Crédito da foto: Divulgação
Dois espetáculos teatrais montados por alunos do Núcleo de Artes Cênicas (NAC), da Fundec, serão apresentados neste final de semana.
Neste sábado (26), às 19h, o público poderá conferir a peça “Histórias de morte”. Com direção de Mario Persico, professor do NAC, o espetáculo reúne cenas curtas, como uma colcha de retalhos, com histórias sempre emocionantes que têm a morte como protagonista.
[irp posts="160950" ]
Na primeira história, por exemplo, uma mãe prepara um bolo de chocolate para comemorar o aniversário de 10 anos de seu filho que já partiu. Há também algumas histórias que já viraram lendas urbanas, como a da jovem, cuja família nunca lhe permitiu ir a um baile e ela jura que irá ainda um dia nem que seja depois de morta. E a promessa é cumprida.
Encerrando a mostra de artes cênicas, que iniciou no último dia 20, a Sala Fundec recebe domingo, às 18h, a peça “Mulher -- o negro do mundo”, também com direção de Persico. O espetáculo de conclusão de curso dos alunos do NAC foi criado com base em improvisações em sala de aula sobre o tema mulher.
A partir daí, o grupo buscou tópicos que conseguissem englobar um leque cada vez maior de situações onde o feminino pudesse estar presente e suscitar discussões. O título do espetáculo veio emprestado da música homônima de John Lennon e Yoko Onu, “Woman is the nigger of the world”, que também lança um olhar agudo e contundente sobre a condição feminina.
“O mais curioso nessa canção, criada em 1972, há mais de quatro décadas, portanto, é ver que nada nela soa anacrônico. Ou seja, apesar de todos os avanços a mulher ainda é em inúmeras situações o negro do mundo”, comenta Persico.
Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e podem ser adquiridos hoje, das 8h30 às 18h, e no dia de cada evento, com uma hora de antecedência, na Sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro). (Da Redação)