'Gravitas' aproxima corpo e matéria no Macs
Exposição inédita no Brasil reúne esculturas, fotografia e experiência sensorial para explorar a relação entre corpo, peso e matéria
O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) recebe, a partir de 15 de agosto, a exposição "Gravitas", projeto do artista Túlio Pinto em colaboração com o fotógrafo Eduardo Rezende, com curadoria de Patrícia Borges.
A mostra marca a primeira vez em que o artista insere o corpo humano em sua pesquisa artística, construída ao longo dos anos a partir de esculturas e instalações que investigam conceitos como peso, equilíbrio e resistência dos materiais. Em "Gravitas", o corpo passa a atuar como elemento escultórico nas fotografias de Eduardo Rezende, em diálogo com pedras brutas. As imagens exploram a relação entre força, tensão e matéria, apresentando corpos submetidos ao contato e ao peso desses elementos naturais.
O título da exposição vem do termo latino gravitas, relacionado tanto ao peso físico quanto à ideia de rigor. A proposta do projeto é ampliar a percepção sobre os limites entre escultura, fotografia e experiência corporal.
Na entrada do Macs, o público também poderá interagir com duas pedras utilizadas como parte da experiência da exposição, podendo tocar e sentir o peso dos materiais presentes na pesquisa dos artistas.
A exposição corresponde ao Ato I do projeto "Gravitas", apresentado anteriormente na Piero Atchugarry Gallery, em Miami, nos Estados Unidos. A programação contará ainda com atividades educativas conduzidas por Sadao Mori durante o período de visitação.
A data escolhida para abertura da mostra coincide com o aniversário de fundação de Sorocaba. A visitação segue até 15 de novembro de 2026.