Itu recebe painel sobre a Convenção de 1873
Encontro promovido pela Academia Ituana de Letras reúne seis historiadores para debater contextos e impactos do marco republicano no Brasil
O Museu Republicano de Itu recebe, hoje (11), às 10h, o painel “A Convenção de Itu: múltiplos olhares”, promovido pela Academia Ituana de Letras. A atividade reúne seis historiadores com o objetivo de discutir o contexto histórico da Convenção de Itu e refletir sobre os desdobramentos do evento para a cidade e para a formação política do Brasil.
Aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia, o encontro integra a programação especial do museu no mês em que ocorreu a Convenção do Partido Republicano, realizada em 1873. O debate também propõe uma reflexão sobre o papel do museu como espaço de preservação da memória e de educação histórica.
Participam do painel os acadêmicos Leonardo Silveira, Ligia Souza Guido e Marly Therezinha Germano Perecin, além de especialistas ligados ao Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP): o diretor Paulo César Garcez Marins, o supervisor do Museu Republicano de Itu, Francisco de Carvalho Dias de Andrade, e a pesquisadora Anicleide Zequini. A mediação será conduzida por Gisele de Moura Scaravelli.
Reconhecido como um importante centro de estudos sobre o período republicano brasileiro, o Museu Republicano de Itu tem como foco a história política, social e cultural do país entre o final do século 19 e o início do século 20. A instituição também desenvolve pesquisas sobre a história regional e a cultura material, contribuindo para a preservação e difusão do patrimônio histórico.
O evento será realizado no Centro de Estudos do Museu Republicano, localizado na rua Barão de Itaim, 140, Centro Histórico de Itu, Região Metropolitana de Sorocaba. A entrada é gratuita. (Da Redação)