Pina Contemporânea apresenta exposição sobre as estruturas que sustentam o carnaval

Por Cruzeiro do Sul

Mostra "Trabalho de Carnaval" reúne 70 artistas e fica em cartaz até abril de 2026

A exposição “Trabalho de Carnaval” está em cartaz no edifício Pina Contemporânea, na região da Luz, em São Paulo, desde 8 de novembro de 2025 e vai até 12 de abril de 2026. A mostra coletiva reúne obras de 70 artistas de diferentes gerações e origens e ocupa a Grande Galeria do espaço.

Com cerca de 200 trabalhos, a exposição apresenta adereços, projetos de decoração, registros históricos em fotografia e vídeo, além de comissionamentos inéditos dos artistas Adonai, Ana Lira e Ray Vianna. Entre os nomes participantes estão Alberto Pitta, Bajado, Bárbara Wagner, Ilú Obá De Min, Heitor dos Prazeres, Juarez Paraíso, Lita Cerqueira, Maria Apparecida Urbano, Rafa Bqueer e Rosa Magalhães.

Dividida em quatro núcleos __ Fantasia, Trabalho, Poder e Cidade __, a mostra apresenta o carnaval como cadeia produtiva que mobiliza diferentes profissionais antes e durante a festa, ao mesmo tempo em que aborda questões relacionadas às condições de trabalho e à visibilidade desses agentes.

O núcleo Fantasia reúne projetos, croquis e estudos ligados ao ato de se fantasiar e à criação visual. Integram esse eixo, por exemplo, estudos de J. Cunha para o carnaval de Salvador e de Joana Lira para as decorações de rua do Recife.

No núcleo Trabalho, as obras discutem as dinâmicas laborais envolvidas na realização da festa e destacam a atuação de costureiras, aderecistas, músicos e outros trabalhadores. Já o núcleo Cidade apresenta a relação entre carnaval e espaço urbano ou rural, com representações de blocos, cordões e afoxés, incluindo fotografias de Diego Nigro no bloco Galo da Madrugada (2025).

O núcleo Poder aborda transformações simbólicas que ocorrem durante o período festivo, como os maracatus em Pernambuco e a presença de mulheres negras e grupos periféricos em posições de destaque na Bahia, a exemplo de Deusas de Ébano, Reis Momos e Rainhas do Carnaval.

A visitação ocorre de quarta a segunda-feira, das 10h às 18h. A entrada é gratuita aos sábados e aos segundos domingos de cada mês. Nos demais dias, os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). A visitação ocorre na avenida Tiradentes, 273, Luz, São Paulo.