Mostra no Chalé Francês revela trabalho de preservação da Capela João de Camargo

Exposição segue aberta até 10 de dezembro, das 8h às 17h

Por Da Redação

A exposição permanece aberta até 10 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Depois de dois anos de levantamentos, revisões históricas e intervenções no entorno da Capela João de Camargo, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista (Unip) Sorocaba apresenta nesta terça-feira (18), na Secretaria de Cultura — no Chalé Francês —, uma exposição que revela os bastidores do processo para levar o imóvel ao tombamento federal.

A equipe acadêmica realizou levantamentos técnicos para compor a documentação necessária ao processo de tombamento da capela pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) — um passo que pode garantir novos recursos e ampliar a responsabilidade de zeladoria do Estado sobre o imóvel, hoje protegido apenas por tombamento municipal e sem documentação histórica formalizada.

Além da pesquisa, o grupo também trabalhou na requalificação das áreas externas de uso público no entorno da capela. A abertura da mostra contará com apresentação do grupo de capoeira 'Cordão de Ouro', integrando as atividades alusivas ao 20 de Novembro, data que reforça a importância simbólica e cultural do legado de João de Camargo na cidade.

A exposição permanece aberta até 10 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.