Projeto Pontos MIS promove sessões gratuitas de cinema
O Projeto Pontos MIS leva para Itu, cidade que faz parte da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), as sessões gratuitas de cinema. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo e o Museu da Imagem e do Som (MIS). Até o final deste mês, três filmes estarão em cartaz, sendo exibidos em lugares diferentes da cidade.
O Estúdio Extraordinário, localizado na região central da cidade vizinha, recebe o longa nacional “Kasa Branca”, do diretor Luciano Vidigal, nesta segunda-feira (22), às 19h. Com classificação indicativa para maiores de 16 anos, a narrativa mistura drama e comédia. Na trama, Dé, um adolescente da periferia da Chatuba (RJ), descobre que sua avó, Almerinda, está na fase terminal do Alzheimer. Ao lado dos amigos Adrianim e Martins, ele encontra forças para enfrentar os desafios da vida e viver intensamente os últimos dias ao lado dela.
Na programação, também está o documentário “Brasil Visto do Alto”, de Luciano Oreggia. A produção apresenta um sobrevoo de norte a sul do País, revelando paisagens naturais e urbanas, além de um olhar diferenciado sobre a história, a cultura e a geografia de um Brasil conhecido por sua diversidade e riqueza visual. A sessão acontece na quinta-feira, dia 25, às 14h, na Sala da Cultura do Regional do Pirapitingui.
Por fim, na sexta-feira, dia 26, o nacional “Luz nas Trevas” será exibido no Sarau Ateliê, localizado na rua Floriano Peixoto, também no Centro, às 16h30. O longa acompanha Jorge Bronze, o “Tudo-ou-Nada”, filho do lendário Bandido da Luz Vermelha. Enquanto o jovem constrói sua própria trajetória, o filme também retrata o envelhecimento do famoso criminoso em um presídio de segurança máxima, refletindo sobre crime, fama e marginalidade no Brasil.
A proposta do Projeto Pontos MIS é ampliar o acesso da população à sétima arte e fortalecer a difusão cultural em todo o Estado. Desta forma, todos os meses a iniciativa traz uma programação de filmes diversificados para as cidades participantes. (Da Redação)