Músico sorocabano se apresenta com Orquestra Popular de Paraty
Convite coloca região de Sorocaba em destaque no cenário da cultura popular brasileira
O cantor, compositor e multi-instrumentista sorocabano Jadson Fernandes, artisticamente conhecido como Seu Maia, marca presença como músico convidado na renomada Orquestra Popular de Paraty. Amanhã (17) e na quinta-feira (18) ele se apresenta na histórica cidade fluminense. As apresentações acontecem na Casa da Cultura de Paraty. Já na sexta-feira (19), Seu Maia se apresenta novamente com a orquestra, mas no Espaço Cultural BNDES, no Rio de Janeiro.
Sua participação na orquestra coloca a região de Sorocaba em destaque no cenário da cultura popular e da música brasileira tradicional. “É uma honra representar nossa região em um projeto de tamanha envergadura. A Orquestra Popular de Paraty reúne músicos de altíssimo nível e poder fazer parte dessa formação é um marco na minha carreira”, comenta.
Natural de Alumínio e radicado em Sorocaba, Jadson adotou o nome artístico Seu Maia após uma extensa pesquisa sobre ritmos tradicionais brasileiros, tendo mergulhado na tradição do Samba de Coco de Arcoverde (PE), quando conheceu o lendário grupo Raízes de Arcoverde. Essa experiência moldou sua missão artística: divulgar e reverenciar os mestres da cultura popular brasileira a partir de sua base na região de Sorocaba.
Baterista da Banda Cataia e do trio Sumaúma Project, Seu Maia também tem seu projeto autoral intitulado “Forró do Seu Maia”, no qual apresenta uma abordagem contemporânea da música nordestina tradicional, sempre honrando a essência do forró pé-de-serra.
Com a participação na Orquestra Popular de Paraty, Seu Maia não apenas representa Sorocaba no cenário cultural nacional, mas também consolida sua trajetória como um importante divulgador da música popular brasileira. “Levar a essência da nossa cultura tradicional para palcos de prestígio como esses é realizar um sonho e cumprir uma missão. É mostrar que a música popular brasileira tem força e merece ser celebrada em todos os cantos do país”, enfatiza. (Da Redação)