Empresas paulistas vão à ‘Tokyo Game’

Por Cruzeiro do Sul

Evento no Japão começa dia 24 deste mês

São Paulo levará uma comitiva com seis empresas para um dos maiores eventos sobre jogos eletrônicos do mundo, que acontece do outro lado do planeta: a Tokyo Game Show, em Tóquio, no Japão, entre 24 e 29 deste mês. Será a primeira missão empresarial para a Ásia realizada pelo programa CreativeSP, da Secretaria Estadual da Cultura.

Além de incentivar a troca de conhecimentos, o intercâmbio busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural. As empresas paulistas selecionadas, que estarão presentes ao evento, e que terão acesso e poderão fechar negócios e parcerias com alguns dos maiores players globais do setor são a Coffeenauts, Mad Mimic, Split Studio, Tempo Filmes, Theo Games e VR Monkey.

“São Paulo já é referência na indústria de games e estar na Tokyo Game Show significa abrir caminho para que nossos estúdios dialoguem com os maiores mercados do mundo. O CreativeSP tem mostrado, em cada missão, que investir no setor cultural é também investir em negócios, em tecnologia e na geração de empregos. Levar empresas paulistas para o Japão é mais um passo para consolidar essa potência global que é a economia criativa do nosso estado”, destaca a secretária estadual da Cultura de São Paulo, Marilia Marton.

O universo dos games que envolve jogos para computadores, celulares, consoles e no segmento online, por exemplo, já movimenta quase R$ 1 bilhão por ano e emprega 6 mil pessoas no Estado, apontam dados da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames). São Paulo lidera a indústria nacional e concentra pelo menos 30% dos desenvolvedores de games do País, o que dá mais de 300 empresas.

Mais de R$ 700 milhões

A missão para a Tokyo Game Show será a 8ª do CreativeSP em 2025. Antes, ele realizou missões para o Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), South by Southwest (Estados Unidos), Game Developers Conference (Estados Unidos), festivais de cinema e publicidade de Cannes (França), Fringe (Escócia) e Gamescom (Alemanha).

Até o fim do ano, também haverá missões para a Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), Womex (Finlândia) e Ventana Sur (Argentina). Para participar, basta acessar o link https://shre.ink/spmissoes. (Agência SP)