‘Semana do Cinema’ atrai fãs das telonas às salas de Sorocaba

Os avisos e os trailers são a deixa: o filme vai começar! Para os amantes da sétima arte, as promoções ocorrem até 3 de setembro

Por Thaís Verderamis

Promoções e diversas opções de filmes em cartaz estão atraindo o público às salas

A sala à meia luz, as poltronas confortáveis, o cheiro de pipoca amanteigada, o burburinho das pessoas conversando, até que a luz se apaga, a tela que ocupa a parede inteira da sala, o som a todo volume, começam os avisos e os trailers, é a deixa, o filme vai começar! Para os amantes da experiência ou de um bom passeio, até o dia 3 de setembro, acontece a segunda edição da Semana do Cinema.

Em Sorocaba, são nada mais nada menos do que 23 opções de filmes, dos quais sete são estréias, e o melhor, com ingressos a R$10.

Há os amantes do cinema pela arte, produção, histórias e possibilidades. Há os que gostam da experiência, do passeio, mas cinema também é conexão. Ao entrar no lobby, os braços cruzados, pés inquietos, olhares atentos, à espera da companhia, que está para chegar. A expressão suaviza, o sorriso se abre, o cumprimento, agora sim, o passeio vai começar. O programa abraça todas as pessoas, casais, famílias, amigos, amantes da solitude.

Em Uma Sexta-feira Mais Louca Ainda, o movimento do cinema Cinematográfica Cine Araújo, no Pátio Cianê Shopping, estava começando a esquentar. A supervisora, Luciane Ximenes, de 32 anos e o marido, o inspetor de qualidade, Tiago Monteiro, de 37 anos, são fãs de romance e comédia e aproveitaram a noite para curtirem juntos. “Nós gostamos da experiência de estar aqui, de sair de casa, a pipoca é diferente, o ambiente é diferente”, compartilha Luciane.

O casal Antônio Zallocco Neto, de 66 anos, contador, e Roberta Almeida, de 44 anos, assistente social, também aprecia o ato de ir ao cinema. “O cinema em si é mais gostoso que em casa, sem dúvida”, comenta Antônio. Os dois gostam de filmes de comédia e ficção. Segundo Roberta, mesmo tendo acesso aos filmes em casa, o local faz a diferença. “Hoje conseguimos ver na nossa casa ao mesmo tempo em que o filme está no cinema, mas é o ambiente, a vivência, isso é que é o gostoso,” conta.

Em casa ou no cinema, todos enfrentam A Hora do Mal, o que assistir? O casal Aline Cristina Fogaça, de 37 anos, autônoma e Kevin Washington, de 20 anos, ladrilheiro, têm filhos e vão direto nas categorias de comédia e infantis. Para acelerar a escolha, a atividade é um lazer. “Nós gostamos de vir quando dá tempo, gostamos da experiência”, explica Aline.

Amores à Parte, há quem prefira o conforto de casa e dos streamings, como é o caso de Giovana Melo, de 24 anos, balconista, e Juliano Santana, de 29 anos, policial militar. “É raro virmos ao cinema, preferimos assistir filmes em casa, é mais confortável, tem mais liberdade, pode conversar, eu gosto de falar, no cinema não pode”, conta Giovana.

Já para os Caçadores do fim do Mundo, a reflexão: será que o cinema vai evoluir ou acabar no futuro? Os streamings serão os Ladrões da experiência? Quando questionados a respeito, Giovana pensa que sim. “Estão lançando muitas formas de dar oportunidade do que está no cinema ter ali na internet, em casa”, explica. Já Juliano acredita que não. “Como estamos fazendo hoje, viemos para dar uma volta, então, eu acho que para distrair é ótimo, pois existem pessoas que gostam de sair de casa”, conta.

Para o público que pretende aproveitar o valor do ingresso a R$ 10, e curtir os filmes nas telonas, a onda é só dar O Último Azul no aplicativo de mensagens, antes de colocar o celular no silencioso, e focar na experiência, que para alguns é Interstellar!

As opções

As 23 produções diferentes que estão em cartaz nas salas dos cinco shoppings de Sorocaba - Pátio Cianê, Sorocaba, Iguatemi Esplanada, Panorâmico e Cidade - são as seguintes: O Último Azul; Os Roses: até que a morte os separe; Bambi: uma aventura na floresta; C.I.C - Central de Inteligência Cearense; Caçadores do fim do mundo; Ladrões; Rosario; Interstellar; Faça Ela Voltar; Uma Mulher Sem Filtro; Amores à Parte; Luiz Gonzaga Légua Tirana; Os Caras Malvados 2; Corra que a Polícia Vem Aí!; Uma Sexta-Feira Mais Louca Ainda; A Hora do Mal; Amores Materialistas; Thiago & Ísis e os Biomas do Brasil; Quarteto Fantástico: Primeiros Passos; Smurfs; Jurassic World: Recomeço; Superman e Lilo & Stitch.