Festival de Curtas em SP reúne 253 produções de vários países
Teve início ontem (21), na capital paulista, mais uma edição do tradicional Festival Internacional de Curtas de São Paulo (Kinoforum). O festival é gratuito e acontece até o dia 31 deste mês. Esta edição será marcada por uma homenagem à sua fundadora, a cineasta Zita Carvalhosa, e pela celebração dos 25 anos do lançamento do Manifesto Dogma Feijoada, que construiu avanços para o cinema negro brasileiro.
Neste ano, o festival vai apresentar 253 curtas de 60 países. Entre eles, há títulos internacionais e inéditos, como “Que Bom Que Você Morreu”, ganhador da Palma de Ouro do Festival de Cannes, além de “Quem Ama o Sol”, vencedor de melhor curta na mostra Orizzonti do Festival de Veneza.
Já entre os nacionais, estão os inéditos “Homenagem a Kiarostami” e “Mensagem de Sergipe”, os dois últimos curtas produzidos por Jean-Claude Bernardet, que morreu no mês passado. Também está programada a estreia nacional de “Filme Sem Querer”, de Lincoln Péricles, um dos nomes mais significativos do cinema de periferia de São Paulo.
A seleção deste ano, de acordo com os organizadores do evento, apresenta um panorama vibrante do cinema atual, revelando tendências, narrativas urgentes e experimentações estéticas de todo o mundo, com uma diversidade de origens e de temáticas.
Outros destaques da edição deste ano são mostras dedicadas ao cinema de animação, realizado por mulheres do Leste Europeu, e ao som no cinema, além de curtas realizados na África e uma mostra toda dedicada ao cinema fantástico e de horror.
O Kinoforum promove também uma mostra toda voltada a crianças e adolescentes, com narrativas repletas de magia, fantasia e vivências. Entre os destaques está o curta “Uma Menina, Um Rio”, de Renata Martins Alvarez, que foi inspirado em livro homônimo. Esse curta será tema de uma atividade especial de contação de histórias com a diretora e o autor, Lúcio Goldfarb, na Cinemateca Brasileira. Outro destaque é o curta “Fantasma do Boleto”, uma comédia criada por estudantes da rede pública durante uma oficina promovida pelo festival.
A programação completa do Festival Internacional de Curtas de São Paulo pode ser acessada pelo site https://2025.kinoforum.org/ (Agência Brasil)