Luiz Gonzaga é tema de mostra na estação República do Metrô

Por Cruzeiro do Sul

Exposição celebra a brasilidade e a riqueza da diversidade cultural do Brasil

O cantor e compositor Luiz Gonzaga é o homenageado do Projeto Centenários, em uma exposição interativa na estação República, da Linha 4-Amarela do Metrô, aberta ontem (19), em São Paulo. Quem passar por lá verá o espaço transformado em uma celebração da brasilidade em sua essência e riqueza da diversidade cultural do nosso País.

A mostra é regada a música e elementos da cultura nordestina que resgata e celebra a trajetória e a influência do coroado Rei do Baião com um resgate da trajetória e da influência de um dos maiores nomes da música popular brasileira. A abertura oficial teve show gratuito da banda Rastapé, que tocou os sucessos de Luiz Gonzaga, além de suas próprias músicas.

A programação também inclui um tour guiado com os curadores da exposição, Isa Ferraz, Marcos Ferraz e Paulo Vanderley Tomaz, que apresentarão ao público detalhes sobre a vida e a obra de Luiz Gonzaga, além de curiosidades sobre a montagem da mostra. O mezanino da Estação República foi transformado em um autêntico “arraiá” com cores, sons e sabores típicos das tradicionais festas de São João.

Imersão visual

As portas das plataformas da estação são decoradas com fotografias de casas e paisagens do sertão nordestino, proporcionando uma imersão visual que transporta os visitantes para o universo das letras do cantor. Um painel horizontal apresenta a linha do tempo da vida de Gonzaga, exibindo fotos, ilustrações e documentos históricos de jornais, revistas e registros visuais que contextualizam a sua trajetória pessoal e artística.

As pilastras da estação também revelam curiosidades e histórias pouco conhecidas do artista em Causos de Gonzaga, enquanto a Vitrine de Discos exibe exemplares originais da discografia do cantor. Na área Luiz Gonzaga Xaxando, vídeos icônicos são projetados em telas de LED com fones individuais e acesso via QR Code. O público também pode conferir frases marcantes e trechos de músicas no painel “Palavras que Sussurram Memórias” e acessar playlists temáticas por meio de QR Codes distribuídos ao longo da estação. (Agência Brasil)