Sorocaba comemora 371 anos com várias atrações gratuitas

Evento terá ato cívico, apresentação de Gustavo Mioto, show de drones e concertos com a Orquestra Sinfônica

Por Gabrielle Camargo Pustiglione

Orquestra Sinfônica se apresenta hoje no Sesc e no domingo na Sala Fundec

Sorocaba — conhecida como “terra rasgada” — celebra hoje (15) 371 anos de fundação com uma programação especial repleta de atrações gratuitas para toda a população. As atividades começam às 9h, no Paço Municipal, com a solenidade de batismo da viatura Guarani, do Exército Brasileiro, que passará a se chamar Sorocaba. Em seguida, às 9h30, será realizado o ato cívico, seguido, às 10h, pelo tradicional desfile cívico, com a participação das fanfarras das escolas municipais.

Quatro viaturas blindadas estarão presentes na cerimônia. Uma delas ficará exposta para visitação e fotos, enquanto as outras três participarão do desfile e, após o evento, também poderão ser visitadas pelo público.

Das 12h às 15h30, o palco será dos artistas locais, com shows regionais de nomes como DJ Diego Gryllo e Rafa Pipeira. Durante esse período, serão distribuídas cinco mil pipas. O evento também contará com praça de alimentação e empréstimo gratuito de patinetes elétricos.

A partir das 18h30, o céu será iluminado por um show de drones. Logo depois, às 19h, a atração mais aguardada da noite sobe ao palco: o cantor Gustavo Mioto, que promete emocionar o público com sucessos como “Impressionando os Anjos” e “Com ou Sem Mim”. Às 20h30, os shows regionais retornam, encerrando a festa com muita música e animação.

A comemoração é organizada pelas secretarias de Governo (Segov), de Comunicação (Secom), da Cultura (Secult) de Sorocaba, e conta com o apoio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

Concertos especiais

Como parte da programação de aniversário pelos 371 anos da cidade, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS) realiza dois concertos comemorativos, com a participação dos cantores convidados Danielle Domingos, Julio Moura e Zeca Collares. As apresentações serão conduzidas pelo maestro Eduardo Pereira, que também assina a direção artística do espetáculo. Os concertos serão hoje (15), às 20h, no Sesc Sorocaba, e neste domingo (17), às 11h, na Sala Fundec.

O repertório passeia pela diversidade da música brasileira, trazendo canções afetivas que atravessam diferentes gêneros e regiões do país. Clássicos como “Cabecinha no Ombro”, “Romaria”, “Morro Velho” e “Estrela” ganham novos arranjos sinfônicos, criados especialmente para a ocasião pelo compositor e arranjador recifense Nilson Lopes.

O projeto é resultado de uma parceria entre o Sesc Sorocaba e a Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), reforçando o compromisso das instituições com o acesso à cultura, a difusão da música de concerto e a valorização dos artistas locais e nacionais.

Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada), e estão disponíveis nos sites oficiais da Fundec e do Sesc Sorocaba.