Kennedy Center tem ganhadores nomeados

Por Cruzeiro do Sul

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou ontem (13) os vencedores dos prêmios do Kennedy Center, o prestigiado centro cultural de Washington, do qual recentemente se nomeou diretor. Entre os ganhadores estão Sylvester Stallone e Gloria Gaynor.

O mandatário declarou que presidirá a festa em que os prêmios serão entregues, o que geralmente acontece em dezembro, com transmissão da emissora CBS. “Acabamos com a programação woke”, declarou Trump a jornalistas no gigantesco teatro de mármore branco às margens do rio Potomac , em Washington, fazendo referência a um termo pejorativo usado pela extrema direita para políticas de diversidade.

Stallone, de 79 anos, foi indicado três vezes ao Oscar e é especialmente popular por seu papel como Rocky Balboa no clássico filme de boxe “Rocky”. Além disso, o ator é um grande apoiador de Trump e um dos “embaixadores de Hollywood” do presidente, junto com Jon Voight e Mel Gibson. A lista também inclui a diva da disco music Gloria Gaynor, de 81 anos, intérprete de “I Will Survive”, e a lenda do country George Strait, de 73 anos.

A banda de rock Kiss, formada na década de 1970 em Nova York, cidade natal do presidente, e o ator britânico Michael Crawford, de 83 anos, conhecido por seu papel no espetáculo da Broadway “O Fantasma da Ópera”, também estão entre os premiados.

O Kennedy Center, uma das principais instituições culturais dos EUA, inaugurado em 1971, conta com uma ópera, um teatro e uma orquestra sinfônica. Desde seu retorno à Casa Branca em janeiro, Trump colocou a instituição sob seu controle. Após reorganizar o conselho de administração em fevereiro e demitir vários membros históricos, determinou a si mesmo como diretor do centro cultural. (AFP)