Sesi apresenta de 5ª a sábado espetáculo de dança ‘Delírio’

Oficina "Encontro Dançante" tem como objetivo vivenciar a dança na sua forma mais espontânea

Por Cruzeiro do Sul

Coreografias são baseadas no frevo

O Centro Cultural Sesi Sorocaba apresenta a partir de amanhã(14) e até sábado (16), sempre às 20h, o espetáculo de dança “Delírio” e a oficina “Encontro Dançante”. Para participar dos eventos, basta fazer a reserva dos ingressos, gratuitamente, no site Meu Sesi Sorocaba.

O ponto de partida para a criação do espetáculo foi o livro Frevo, Capoeira e Passo (1971), de Waldemar de Oliveira, em que o autor afirma que o frevo é a música e o passo é a dança. Essa distinção provocou em Ângelo uma reflexão sobre o papel da música nas danças populares brasileiras, nas quais som e movimento estão profundamente interligados.

Ele se perguntou: “Se eu tirar a música do frevo, o que estarei dançando?” A partir dessa inquietação, deu início a uma série de experimentações coreográficas, com passos do frevo executados ao som de músicas que não pertenciam a esse universo.

Desse processo nasceu Solo de Bateria, uma performance em que Ângelo executava movimentos tradicionais do frevo, com seu icônico adereço, a sombrinha, ao som do rock progressivo da banda Rush.

No sábado (16), às 15h, acontece a oficina “Encontro Dançante”, que tem como objetivo vivenciar a dança na sua forma mais espontânea, em que o desejo de brincar com corpo por meio de movimentos das danças populares brasileiras é estimulado pelos ritmos, como maracatu, frevo, samba, afro e ciranda, entre outros, promovendo um espaço de troca com todas as pessoas que se interessam pelo prazer de dançar, e pela arte da dança.

O Sesi Sorocaba está localizado na rua Gustavo Teixeira, 369, Vila Independência. (Da Redação)