‘Cult nas Quartas’ mostra a vida do diretor Ed Wood
Filme enfatiza os relatos nos anos 50, quandoo diretor dirigiu atores desajustados, em produções de qualidade duvidosa
Produção norte-americana de 1994, com direção de Tim Burton e Johnny Depp, Bill Murray, Martin Landau, Sarah Jessica Parker e Lisa Marie no elenco, “Ed Wood” é a atração de hoje no Cult nas Quartas, às 19h, no Estação Paula Souza, com entrada gratuita a todos os interessados.
O filme é um retrato exótico da vida do cineasta Ed Wood (Johnny Depp), focando os relatos nos anos 50, quando o diretor se envolveu com atores desajustados, incluindo Bela Lugosi (Martin Landau) em fim de carreira. Nessa época, ele produziu filmes de péssima qualidade, que o fizeram passar para a história como o pior diretor de todos os tempos.
De acordo com Cleiner Micceno, idealizador e curador do Cult nas Quartas, Ed Wood talvez seja o filme mais pessoal, e mais apropriado de toda a carreira de Tim Burton. É uma obra que fala sobre cinema, sobre um cineasta que fugia dos padrões mas, mesmo assim, tinha muitos fãs. A fantasia fica apenas no campo da ficção. E, por fim, fala-se de um homem cuja trajetória encontra paralelos em sua vida pessoal, com a diferença do sucesso, que para um foi inalcançável, enquanto que para o outro foi realidade.
Edward D. Wood Jr. foi uma personalidade realmente incomum. Um verdadeiro apaixonado pela sétima arte, que sempre se imaginou capaz de fazer parte deste mundo. E se lhe faltava talento para tanto, isso nunca foi um empecilho sob o seu ponto de vista, afinal, de acordo com a sua perspectiva, tudo o que fazia era muito bom, se não perfeito.
Essa falta de senso estético, afinal de contas, o envolvia, pois tudo o que fazia era terrivelmente ruim, compensada por uma energia incomum, a ponto de motivar outros sonhadores a lhe seguirem e embarcarem em suas propostas.
Os filmes de Wood eram feitos de qualquer jeito, ele próprio escrevia os roteiros, misturando todo e qualquer tipo de referência. O seu golpe de sorte veio quando, ao caminhar pela rua, se deparou com um dos maiores astros da era do cinema de terror, Bela Lugosi, o eterno Drácula (1931), já nos seus últimos anos de vida, e é na relação de Ed Wood e Bela Lugosi que se sustenta boa parte do filme.
A Estação Paula Souza está localizada na rua Dr. Paula Souza, 420, Centro de Sorocaba. (Da Redação)