‘O Pensador’ faz denúncia em frente à ONU
Uma réplica de “O Pensador”, icônica escultura do francês Auguste Rodin, mergulhada em resíduos plásticos, tais como garrafas, brinquedos e redes de pesca, foi instalada em frente à sede da ONU em Genebra, na Suíça.
A instalação artística efêmera e evolutiva, intitulada “A carga do pensador” acompanhará durante dez dias as negociações que começaram ontem (5), em Genebra, com o objetivo de elaborar o primeiro tratado internacional para pôr fim à contaminação por plásticos no mundo. Seu autor, o artista e ativista canadense Benjamin Von Wong, espera chamar a atenção dos diplomatas dos 193 países representados na ONU para que, ao negociar, reflitam sobre “ impacto da poluição plástica na saúde humana”
A réplica de “ Pensador”segura em uma mão algumas garrafas d’água ou de refrigerante amassadas, e na outra, um bebê que parece em péssimo estado, representando a próxima geração. ‘Durante os próximos dez dias, iremos adicionando mais e mais plástico a esta instalação para mostrar o crescente custo que deixaremos para as gerações futuras se não tomarmos medidas urgentes‘, acrescentou o artista.
Após o fracasso das negociações em Busan, na Coreia do Sul, em dezembro passado, os delegados se reúnem novamente em Genebra até o dia 14 deste mês para tentar alcançar o primeiro tratado internacional juridicamente vinculativo que ponha fim à poluição por plásticos. (AFP)