15ª Festa Japonesa reúne comidas típicas e cultura na praça Kasato Maru

Atrações incluem comidas típicas, danças tradicionais e concurso de Cosplay, no sábado e no domingo

Por Thaís Verderamis

Evento costuma atrair grande púbico em todas as suas edições

Passear pela praça, saborear comidas típicas gostosas, conhecer e ver coisas novas. A experiência poderá ser vivenciada na 15ª Festa Japonesa, que acontecerá das 12h às 21h, no sábado (9), e das 12h às 22h, no domingo (10), na praça Kasato Maru, no Campolim, zona sul de Sorocaba. O evento é beneficente e auxiliará nove instituições, além de ser gratuito e aberto ao público.

A Festa Japonesa é promovida pela União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba (Nippon) com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo e da Urbes Trânsito e Transportes. A celebração já tradicional na cidade contará com pratos típicos da cultura japonesa, tais como sushi, sashimi, guioza, tempurá e yakissoba, além de pratos comuns em festas brasileiras, como lanches de pernil, de calabresa, churrasquinho, pastel, tortas e doces.

Além do entretenimento e dos deliciosos pratos, nove entidades serão beneficiadas: Banco de Cadeira de Rodas, ANG, Lar São Vicente de Paulo, Irmã Sheila, Afra, Ranu, Obra do Berço, Imel e Luar.

A gastronomia é sempre um show à parte, mas a festa tem ainda música e dança, além da apresentação de “taiko”, que significa tambor em japonês, que na cultura tradicional representa o som do coração, muito tocado em comemorações. Também haverá “odori”, danças típicas japonesas e de outros países, música japonesa, demonstrações de artes marciais e competição de Cosplay.

No domingo (10), Dia dos Pais, o evento terá brincadeiras voltadas aos pais e filhos para comemorar a data, com as famílias que optarem por celebrar este dia na festa. “Nós convidamos as famílias a comemorar junto com a gente, com atividades nos palcos e brindes”, afirma o coordenador geral da festa, Mário Okada.

Kasato Maru

A praça onde o evento é realizado desde a primeira edição da festa, Kasato Maru, foi o nome do primeiro navio que aportou no Brasil vindo do Japão, em 1908, portanto há 117 anos, de amizade entre os dois países.

A Festa Japonesa colabora para manter a cultura viva e aproxima ainda mais as nações, com participação de todos, promovendo a união e o respeito acima de tudo.