Flip é aberta e homenageia poeta Leminski

Evento tradicional em Paraty/RJ tem programação até o domingo

Por Cruzeiro do Sul

Cidade do litoral recebe público de todo o País e do exterior

A 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que homenageia neste ano o escritor e poeta curitibano Paulo Leminski, foi aberta nesta quarta-feira (30), prometendo mais um evento que celebra a literatura nacional e internacional, até o domingo (3), na cidade de Paraty, litoral do Rio de Janeiro.

Na abertura da programação oficial, o poeta e músico Arnaldo Antunes celebrou a obra do homenageado, apresentando seus poemas, prosa e canções. A cada ano, um autor é lembrado, para incentivar novas leituras de sua obra no Brasil e no exterior.

Conhecido especialmente pela poesia, Leminski (Curitiba, 1944-1989) foi também ensaísta, biógrafo, músico, publicitário, judoca faixa-preta e tradutor de autores como Samuel Beckett, James Joyce e Petrônio. Dedicado à arte da palavra, misturou o erudito ao popular em sua obra.

O programa oficial é composto por 21 mesas literárias, com autores brasileiros e estrangeiros, e curadoria de Ana Lima Cecilio. As mesas serão realizadas no Auditório da Matriz, com transmissão ao vivo no Auditório da Praça, pelo site e YouTube da Flip e pelo canal Arte1. Entre os poetas convidados, nesta edição, estão Alice Ruiz, Claudia Roquette-Pinto, Lilian Sais, Marília Garcia e Sergio Vaz.

A programação também se volta para temas relevantes nos cenários nacional e internacional, como racismo, violência e desigualdade, guerras, meio ambiente e crise climática.

Na programação jovem e infantil FlipZona e Flipinha o tema disparador é Planeta Vivo, um convite a imaginar futuros possíveis para o mundo em transformação. A literatura se revela como oportunidade para pensar as questões relacionadas à emergência climática, diversidade de saberes, vida em comunidade e relação com a natureza.

A Flipinha conta com autores, ilustradores e artistas que exploram novas linguagens e formatos, entre eles Denilson Baniwa, Inaldete Pinheiro, Chico dos Bonecos, Roseana Murray, Gregorio Duvivier e Barbatuques.

Para a FlipZona, foi feita uma consulta a jovens de escolas públicas de Paraty para que contribuíssem com a escolha dos convidados. Os encontros literários terão António Jorge Gonçalves, Raphael Montes, Mariana Salomão Carrara, Flávio de Araújo, Sergio Vaz, Ondjaki e Gaël Faye.

Há ainda diversas atividades que ocorrem ao longo da Flip, promovidas em parcerias ou de forma independente. Neste ano, são 35 casas parceiras com programação variada durante os dias da festa, entre outros espaços, como a Praça Aberta, que há mais de cinco anos ocupa a margem esquerda do Rio Perequê-Açu durante o evento.

Ao longo de quatro dias, o público poderá acompanhar conversas de temas diversos nos espaços do Sesc, desde assuntos contemporâneos como inteligência artificial e direitos autorais, com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, e discussões sobre a sétima arte, com a cineasta Daniela Thomas e a pesquisadora Vera Hamburger. (Agência Brasil)