Cult nas Quartas tem sessão gratuita com ‘O Escritor Fantasma’
Filme é uma obra-prima contemporânea sobre temáticas diversificadas, flerta com a derrocada do poder e suas consequências
Produção franco-germano-britânica de 2010, “O Escritor Fantasma” (The Gost Writer) é o destaque do Cult nas Quartas de hoje (30), às 19h, com entrada gratuita a todos os interessados, na Estação Paula Souza, região central de Sorocaba.
Do polêmico e premiado diretor Roman Polanski (O Bebê de Rosemary, Chinatown, Tess, O Pianista), com Ewan McGregor, Pierc Brosnan (007) e Kim Cattrall, o filme mostra Adam Lang (Pierce Brosnan), ex-primeiro ministro britânico, que vive em semi-exílio numa ilha do Maine, nos Estados Unidos.
Duramente criticado por ter autorizado a prisão e tortura de suspeitos de terrorismo, Lang trabalha em sua autobiografia, pela qual recebeu US$ 10 milhões antes mesmo de começar a escrever. Quando McCrea, velho amigo de Lang e autor do livro, morre, a editora logo contrata um substituto (Ewan McGregor). Ghost writer do livro, ele vai entrevistar o político e concluir o manuscrito já pronto, mas em meio a acusações e suspeitas de que McCrea foi assassinado, o escritor passa a temer por sua própria vida.
O “Escritor Fantasma” é uma obra-prima contemporânea sobre temáticas diversificadas. Flerta com a derrocada do poder e suas consequências, fala do acaso, ao apresentar personagens que são tomados de surpresa por situações que sequer imaginam, e que mudarão vertiginosamente as suas vidas para sempre.
O suspense também toca muitas questões sobre como o exercício da escrita vigora quando o seu autor torna a missão um empreendimento. É isso que o escritor interpretado por Ewan McGregor faz, o tempo inteiro, ao lidar com o material que tem em mãos. Ele domina a leitura, aplica as suas estratégias na escrita e por isso é um candidato ideal para uma tarefa tão ardilosa.
É com esse desempenho que ele encerra o enigma no desfecho. É a palavra que de certa maneira abre “O Escritor Fantasma” e é a transformação de seu conjunto em sentenças que faz da trama, uma autêntica narrativa sobre o poder da escrita, para o bem ou para o mal.
É o tipo de filme que apenas cineastas experientes ou com possibilidades autorais conseguem realizar plenamente, haja vista o lado nocivo da indústria do entretenimento, cada vez mais intrusiva no que é artístico, em prol do puramente mercadológico.
“Cult nas Quartas” tem sessões gratuitas a cada quinze dias, um projeto do diretor de vídeo e cinema Cleiner Micceno, que responde também pela curadoria e crítica.
A Estação Paula Souza está localizada na rua Dr. Paula Souza, 420, Centro de Sorocaba. (Da Redação)