Prêmio Jabuti Acadêmico já tem seus finalistas definidos
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou na terça-feira (22) os finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025. Criada em 2024, a modalidade é voltada às áreas científicas, técnicas e profissionais e tem o objetivo de reconhecer a produção acadêmica nacional e dar visibilidade às contribuições desses campos para o desenvolvimento do Brasil.
As categorias estão organizadas em dois grandes eixos, chamados de Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. No eixo de Ciência e Cultura, a Câmara reconhece 23 áreas de conhecimento como Artes, Direito, Economia e Geografia. Já em Prêmios Especiais, o eixo se divide em três áreas: divulgação científica, ilustração e tradução.
A entrega dos prêmios está marcada para o dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista. Os autores premiados vão receber a estatueta, além de um prêmio de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas também recebem uma estatueta do Jabuti Acadêmico.
Livro Acadêmico Clássico e Personalidade Acadêmica
Neste ano, o Prêmio Jabuti Acadêmico homenageou a obra Metodologia do Trabalho Científico, de Antônio Joaquim Severino, como o Livro Acadêmico Clássico, um reconhecimento às obras de referência que permanecem relevantes e impactantes ao longo do tempo. A obra tem 50 anos e, segundo o prêmio, apresenta aos universitários alguns subsídios teóricos e práticos para o enfrentamento das várias tarefas que lhes serão solicitadas ao longo de sua formação acadêmica.
Já o sociólogo José de Souza Martins foi anunciado como a Personalidade Acadêmica do prêmio, em reconhecimento ao conjunto de sua obra.
A lista completa dos finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico pode ser acessada pelo link https://www.premiojabuti.com.br/academico/5-finalistas-academico/ (Agência Brasil)