Museu Fama de Itu apresenta a exposição ‘Lições da Pedra’
O Museu Fama, localizado em Itu, cidade da Região Metropolitana de Sorocaba, apresenta a exposição “Lições da Pedra”, da artista mineira Naira Pennacchi. Nesta sexta-feira (11), às 19h, o público poderá participar de um encontro especial, com palestra, visita guiada e lançamento do livro “Lições da Pedra”, com presença da artista e do curador Mário Gioia. Já no sábado (12), a mostra será aberta oficialmente, a partir das 11h.
A atividade desta sexta-feira conta com mediação do professor-doutor Emerson Castilho e da professora Sônia Chamon, ambos do Programa Educativo do museu. A participação é gratuita e não exige inscrição prévia.
A exposição reúne mais de 30 obras, entre pinturas, vídeos, objetos e instalações, produzidas a partir de pesquisas sobre os saberes e práticas ancestrais do interior do Brasil. Com curadoria de Mário Gioia, a mostra marca a primeira itinerância da artista em Itu e segue em cartaz até o dia 12 de outubro.
Natural de Jacutinga (MG), Naira vive entre Ribeirão Preto/SP e Lisboa/Portugal e tem na vivência interiorana a base de sua produção artística. As obras presentes na exposição transitam entre pintura e instalação, utilizando materiais como pigmentos naturais aplicados sobre teleiros, estruturas típicas da vida rural, para criar composições espessas e texturizadas.
A série que dá nome à exposição é composta por vídeos e objetos concebidos a partir de vivências da artista com práticas como benzimentos, produção de farinha e os saberes das raizeiras do Cerrado, registradas principalmente no Piauí.
“Minha pesquisa é um mergulho nesse interior simbólico e geográfico, que resiste às práticas e rituais das mulheres que preservam saberes ancestrais. O Sertão, seja em Minas, no Piauí ou em Portugal, é um só”, afirma a artista.
Entre os destaques da mostra estão os vídeos Faca Amolada, Mulher Vestida de Gaiola e Basalto, que documentam rituais e práticas em risco de desaparecimento. O livro “Lições da Pedra”, lançado pela WMF Martins Fontes, amplia o olhar sobre a obra da artista e reúne textos críticos de Ana Avelar e Bianca Coutinho Dias.
A visitação ocorre de quarta a domingo, das 11h às 17h. Ingressos a R$ 50 (inteira). Promoção especial até 30 de julho: todos pagam meia-entrada a R$ 25. Às quartas-feiras a entrada livre para todos os visitantes. Gratuidade: crianças até 10 anos; idosos acima de 60 anos; pessoas com deficiência (PCD) e museólogos, mediante apresentação do Corem
O Museu Fama está localizado na rua Padre Bartolomeu Tadei, 9 Alto, Itu SP. (Da Redação)