Concerto da OSS comemora 150 anos da estrada de ferro

Evento ocorre na sexta-feira (11), às 20h, na Sala Fundec, e no sábado (12), às 16h, no palco do Festival de Inverno de Campos do Jordão

Por Cruzeiro do Sul

Destaque fica para a Bachianas Brasileiras nº 2, de Villa-Lobos, cujo movimento final é o célebre "O Trenzinho do Caipira"

Em comemoração aos 150 anos da Estrada de Ferro Sorocabana, símbolo do progresso e da identidade do interior paulista, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS) promove o concerto especial “Pelos Caminhos da Ferrovia”. Inaugurada em 1875, a ferrovia foi decisiva para o crescimento econômico da região, aproximando cidades, pessoas e culturas, memória que agora será revisitada e celebrada.

O concerto será apresentado na sexta-feira (11), às 20h, na Sala Fundec, e no sábado (12), às 16h, no palco do 55º Festival de Inverno de Campos do Jordão, o mais importante evento de música clássica da América Latina. Esta será a quarta participação consecutiva da orquestra no festival, reafirmando sua presença artística em um dos principais encontros da cena erudita brasileira.

Sob a regência do maestro Eduardo Pereira e com participação especial do tenor Clayton Pulzi, o programa evoca o universo ferroviário e a paisagem sonora do Brasil profundo. Um dos grandes destaques da noite será a Bachianas Brasileiras nº 2, de Heitor Villa-Lobos, cujo movimento final, o célebre “O Trenzinho do Caipira” transformou-se em um hino da música brasileira. Villa-Lobos transforma o som de um trem em poesia orquestral, fundindo o erudito e o popular em uma composição que representa o Brasil em movimento.

A programação traz ainda a estreia da obra “As Aventuras de Pedro Malazarte”, do premiado compositor Tim Rescala, que mescla humor e lirismo inspirado no imaginário popular. Também será interpretada a peça “Trem para Cordisburgo”, de Antonio Carlos Jobim, uma homenagem à terra natal de Guimarães Rosa e à musicalidade do sertão. O concerto se encerra com dois movimentos vibrantes do balé “Rodeio”, de Aaron Copland com “Buckaroo Holiday” e “Hoedown” que, à maneira americana, também exaltam a vida no interior com cores sonoras vivas e ritmos pulsantes.

“Pelos Caminhos da Ferrovia é uma viagem sensível pelos trilhos da história, conduzida por uma orquestra que se firma, a cada temporada, como uma referência da música sinfônica no interior paulista”, comenta o maestro Eduardo. (Da Redação)