Parceria entre instituições cria projeto social voltado para jovens de Itu
Instituto Kobra, Colorgin e Trem da República promoveram oficinas e palestras sobre arte de rua; resultado está em exposição na Estação Ferroviária de Itu
O Instituto Kobra, Colorgin e Trem da República uniram arte urbana e transformação social em um novo projeto voltado para os jovens de Itu, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Ao longo de maio e junho, as instituições promoveram oficinas e palestras sobre arte de rua na Estação Ferroviária de Itu, um patrimônio histórico tombado da cidade. Agora, as obras produzidas pelos alunos estão expostas para o público até o dia 25 de julho.
O objetivo da ação era aproximar o público jovem da linguagem da arte urbana, discutindo sua história, impacto social e papel na ocupação criativa dos espaços públicos. Desta forma, o programa foi estruturado em cinco etapas: sensibilização com palestra aberta, aulas de desenho e composição, curadoria dos trabalhos, introdução digital e execução prática do mural.
As oficinas práticas com alunos aconteceram aos finais de semana, no saguão da Estação, com apoio logístico do Trem da República. Os encontros eram marcados em horários que não interferiram na operação dos trens turísticos. Para a produção, os professores ensinaram diferentes técnicas e utilizaram materiais adaptados por faixa etária, como tinta acrílica, stencil, pincéis, rolos e spray.
Além da exposição das obras feitas pelos jovens, o projeto será encerrado com um passeio de trem neste domingo (6). Na ocasião, terá uma visita guiada à Estação Ferroviária de Itu, criando uma experiência simbólica e educativa para os participantes.
“Acreditamos na arte como um poderoso instrumento de transformação social. A parceria com o Instituto Kobra e com a Colorgin é uma maneira de colocarmos em prática essa visão, oferecendo aos jovens um espaço de aprendizado, expressão e pertencimento dentro de um patrimônio histórico que também é símbolo de identidade cultural”, destaca Lilian Sanches, gerente do Trem da República.
A exposição está disponível para visitação de quarta a domingo, das 9h às 17h, até o dia 25 de julho. A Estação do Trem da República está localizada na praça Dr. Gaspar Ricardo.